UFPel promove espetáculo em benefício ao Posto de Coleta Leite Humano do Hospital Escola

por Valquiria Stephan

Nesta terça-feira (17/11), às 20h30min, o Theatro Guarany recebe o espetáculo ‘’Passione’’, com o objetivo de angariar fundos pra o primeiro posto de coleta de leite humano de Pelotas.

Durante o evento pode ser conferido os trabalhos do Maestro Fernando Montini, dirigido e produzido pela professora Dr. Ana Claudia Vieira e direção artística e efeitos por Mario Kleinovski.

Os ingressos podem ser encontrados na bilheteria do Theatro Guarany ou através do site: http://passione.heufpel.com.br/. Doações à distância podem ser depositadas na conta captação no Banco do Brasil, na agência 0029-9, Conta Corrente 38085-7.
O evento é uma iniciativa da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em prol do Posto de Coleta Leite Humano do Hospital Escola da UFPel, IHAC (Iniciativa Hospital Amigo da Criança) e Rede Cegonha.

Alunos da Universidade também estão envolvidos na ação, através do Projeto de Extensão “O empoderamento de mulheres frente ao aleitamento materno: uma proposta de efetivação de políticas públicas voltadas à promoção de saúde materno-infantil”, criado em 2012.

A professora de enfermagem e organizadora do evento, Ana Claudia Vieira, destaca a importância da criação de um posto de coleta de leite: ‘’Como ainda não temos um Banco de Leite em Pelotas, este será fundamental para o manejo clínico da lactação das mulheres que necessitam apoio e, principalmente, às mães de recém-nascidos prematuros, mulheres que amamentam e produção excessiva de leite’’.

A ideia de juntar uma atividade cultural com um evento beneficente trata-se de uma estratégia para sensibilizar a comunidade em prol da causa.

O espetáculo Passione estreou em junho deste ano, durante a Fenadoce, e o repertório musical seguirá nos mesmos moldes com pequenas alterações. Os ensaios seguem em ritmo intenso há mais de 20 dias, esperando um grande público para arrecadar fundos para esta causa social. ‘’As crianças merecem ter futuros inéditos’’, disse o maestro Fernando Montini.

Apoio: Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, Hospital Escola UFPEL, Secretaria Municipal de Saúde, Hospitais Universitários Federais, Sociedade Pelotense Música pela Música, Associação Coral Santo Antônio, Círculo Operário Pelotense e Grupo THOLL.

No facebook: https://www.facebook.com/events/1670951199821953/.

Maestro Fernando Montini - Créditos: Marcel Streicher Janelli