UFPel inaugura novo espaço dedicado ao teatro e à dança no Centro de Artes

O prédio foi inaugurado em uma das ações de comemoração do aniversário da universidade, no dia 08 de agosto. A cerimônia contou com um monólogo teatral, espetáculo de dança, oficinas, esquete teatral e bailinho com a DJ Helô.

Por Carolina Soares

Fachada reestruturada do prédio 3 – Foto: divulgação/site Centro de Artes

O novo espaço fica localizado na rua Coronel Alberto Rosa com a entrada pela Biblioteca. Seu projeto, iniciado há vários anos, enfrentou diversos desafios, com questões de orçamentos e atrasos na construção, mas agora está apropriado e disponível para as atividades de ensino. Essa é uma grande conquista viabilizada com força da mobilização coletiva e do esforço contínuo em prol da cultura e da educação, feita por estudantes, técnicos e docentes.

Durante a cerimônia de abertura, a reitora Isabela Andrade reiterou a satisfação em inaugurar o espaço durante a cerimônia de aniversário da instituição e destacou a importância da luta estudantil e do compromisso da universidade em fomentar a cultura e as artes nos espaços educacionais.

As expectativas dos estudantes são positivas com o novo prédio, que conta com uma infraestrutura com mais qualidade para as atividades, principalmente para as atividades práticas, já que requerem espaço apropriado para seu desenvolvimento.

A vice-diretora do Centro de Artes, Roberta Barros, afirmou que a inauguração do prédio é uma requalificação de seus espaços, já que o espaço é do antigo “prédio preto”, que foi interditado por não apresentar condições seguras de uso. Segundo ela, as expectativas da administração é que possam requalificar todos os espaços, tendo em vista que são um dos maiores Centros da UFPEL, com 18 cursos no total, entre Graduação e Pós-Graduação.

Roberta ainda reforça que os próximos passos são a sequência no investimento em qualificação do ensino, pesquisa e extensão, que passa pela infraestrutura dos espaços. Além de alguns incrementos no prédio 3, e ajustes até estar completo.