UFPel comemora 40 anos do curso de Letras e 14 anos do Jornalismo

Evento organizado pelo Centro de Letras e Comunicação (CLC) ocorreu na última terça-feira (13) no Campus Anglo.

Por Guilherme Santana

Alunos e alunas dos cursos do CLC se reúnem para comemorar o aniversário do centro. – Foto: Gabriel Medeiros

A noite da última terça-feira (13) foi marcada por celebrar a trajetória dos cursos que fazem parte do Centro de Letras e Comunicação. O evento, que contou com a participação de alunos, professores e funcionários, ocorreu nas dependências do Campus Anglo e teve grande participação da comunidade acadêmica.

Além de relembrar a trajetória dos cursos ao longo dos anos, o evento celebrou e homenageou seus fundadores e colaboradores. Vanessa Damasceno, professora e atual coordenadora do centro, comentou sobre a importância de celebrar esse momento tão especial junto com as pessoas que fazem o CLC acontecer. ‘’Celebrar os 40 anos dos cursos de Letras e os 14 anos do curso de Jornalismo, é de extrema importância para nossa comunidade, para nossa comunidade que são os professores, os estudantes, os colegas técnicos e os terceirizados. Por isso que a gente resolveu comemorar no nosso ambiente, para todos se sentirem acolhidos” e completou “Ontem foi o momento da gente agradecer os professores que iniciaram essa caminhada, além de agradecer, reconhecer o trabalho que foi feito por eles.”

Vanessa Damasceno coordenadora do CLC durante as homenagens. – Foto: Gabriel Medeiros

Homenagens

O evento contou com apresentações artísticas, homenagens a alunos e professores, além disso, houve a presença de ex-alunos e professores fundadores. Esse é o caso de Michele Negrini, uma das primeiras professoras do curso de Bacharelado em Jornalismo, que comentou sobre a importância de ter um curso nessa área em uma universidade pública como a UFPel. “Gostaria de ressaltar que um curso de jornalismo em uma universidade pública como a UFPel, é um agente importante no contexto social, pois há a possibilidade de formação de novos profissionais da área de comunicação, com um ensino gratuito, de qualidade e que dá possibilidade de acesso a toda comunidade”.

Celebrar o futuro

Além de celebrar sua trajetória nesses 40 anos, o evento também foi uma celebração do futuro, com a forte presença dos atuais alunos e futuros profissionais formados pelo CLC; os quais estavam presentes e prestigiaram a comemoração. Uma dessas alunas é Eduarda Caruccio, estudante do terceiro semestre do curso de Letras, que ficou sabendo do evento e fez questão de prestigiar. “Eu achei o evento bem legal, bem bacana, achei muito interessante a proposta de trazer docentes antigos e atuais para interagirem, os alunos verem o’que o curso passou, onde o curso chegou.’’ A estudante destaca ainda o formato em que o evento foi feito “uma infraestrutura muito bacana, não foi só mais uma palestra em formato normal em um auditório, foi bem legal e diferente.”

Apresentações artísticas animaram a comemoração. – Foto: Gabriel Medeiros