UFPel celebra os 25 anos do Pronera

Evento reuniu autoridades, alunos e a comunidade na celebração do aniversário do programa, com perspectivas de ampliação dentro da UFPel

Por Everson da Martha / Em Pauta

Na sexta feira, 14 de Abril, no Campus 2 da UFPel, a instituição celebrou os 25 anos do Pronera (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária). O projeto é um programa federal que destina verbas específicas para providenciar o acesso de jovens ao ensino superior, em instituições federais.

Formatura da terceira turma especial de Medicina Veterinária Pronera/UFPel, em Julho de 2022. – Foto: Maurem Silva

Atende a jovens com origem em comunidades rurais, assentados da reforma agrária e assistidos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o curso ofertado através do programa é o de Medicina Veterinária, através das chamadas Turmas Especiais da Medicina Veterinária (TEMV).

Foto: Everson da Martha

No discurso de abertura, a Reitora Isabela Fernandes saudou os 25 anos do projeto e a participação da universidade com as turmas de medicina veterinária e a necessidade do aumento das turmas especiais, a ideia da reitoria é uma turma especial de Medicina.

Em seguida, o Pró-reitor de planejamento, Paulo Roberto Ferreira Junior, chamou a atenção o quanto o Incra foi sucateado no governo anterior, e que já há uma sinalização do governo atual de que as políticas públicas de reforma agrária serão retomadas.

Outro aspecto apontado forma as melhorias na estrutura das turmas especiais, uma delas é o alojamento. As primeiras turmas ficavam no ginásio da antiga AABB em condições precárias, hoje os estudantes ficam alojados na fazenda experimental da Palma, no município do Capão do Leão. Porém, a estrutura ainda não ser a ideal.

Evento de acolhida no retorno à Fazenda da Palma/2022. – Fonte: CCS-UFPel

A vice Reitora, Ursula Rosa da Silva, ressaltou que em reunião com a diretiva do Movimento dos Sem Terra, a demanda urgente da criação do curso de medicina. Por ser uma especialidade que é carente nas áreas rurais, pois os médicos preferem trabalhar nos centros urbanos, e os alunos, que do campo vieram, tem esse compromisso consigo e com os seus e retornariam ao campo para exercer ali sua profissão.

Representando o Movimento Sem Terra, estava o diretor do MST, Adalberto Martins, o pardal, que relembrou da luta do movimento ao longo dos anos e do Massacre de Eldorado do Carajás – PA, que já completa 24 anos. A tragédia de 19 pessoas acampadas mortas por agentes do estado, no município de Eldorado do Carajás no sudeste do Pará. Esse massacre foi o estopim para diversas ações do movimento, incluindo uma ida a Brasília, conhecida como Marcha dos cem mil, onde cerca de 100 mil pessoas de todas as regiões do Brasil se encontraram na capital federal exigindo medidas do governo federal da época.

Foto: Everson da Martha

Um dos efeitos dessa marcha foi a ampliação do Pronera, culminando nas turmas especiais em instituições de ensino superior. Martins também relembrou a luta pela implantação do primeiro curso de Medicina Veterinária na UFPel e ressaltou que foram seis anos até a primeira turma entrar em sala de aula.

Por falar em alunos, a nossa reportagem conversou com Jaime Monteiro , aluno da turma especial de Medicina Veterinária, ele nos contou um pouco de sua vivência e de sua experiência enquanto aluno do Pronera.