Terceira edição do “Formula Kart One (FK1)” é realizada em Pelotas

O evento, organizado por Rogério Paiva, aconteceu pela terceira vez no domingo (5), no Racing Kart Pelotas

Sara Lopes da Silva / Em Pauta

O pódio foi composto pelos pilotos das equipes: Ferrari (1ª), RB Visa (2ª) e Alpine (3ª). Foto: Rogério Paiva / Especial Em Pauta

Durante o último domingo (05), a pista do Racing Kart Pelotas foi palco de uma competição local entre dez equipes de Karts Rental. Embora não seja o grande foco das competições nacionais, os campeonatos Rental são aqueles onde os carros utilizados são os próprios do circuito, ou seja, os karts usualmente alugados nos kartódromos. O crescimento desse tipo de disputa possui como objetivo democratizar a competição, tendo-se em vista que os pilotos utilizam veículos totalmente iguais, sem investimentos adicionais, como no kart profissional.

O evento foi realizado com dez pilotos convidados pela organização, ademais, cada um foi responsável por criar sua própria equipe, com três integrantes. Cada piloto correu duas baterias e, ao final, a equipe com maior pontuação após a soma das seis baterias venceu. Embora o grid inicial de largada tenha sido definido por sorteio, o tempo era o fator mais importante no dia, somando 11 pontos para o mais rápido, 9 pontos para o segundo, 8 pontos para o terceiro e assim sucessivamente, até o último, que somava apenas 1 ponto.

O grid de largada da primeira bateria do dia.Foto: Sara Lopes da Silva/ Em Pauta

As equipes, assim como os pilotos participantes eram: Ferrari, composta por Carlos, Lucas e Mateus; RB Visa, com Christopher, DOM e Jordy; Alpine, com Dinarte, Marcio e Manke; Aston Martin, com Gabriel Mar., Nathan e Bruno; Williams, com Bruno, Mesquita e Ivan; Mercedes, com Roberto, Alvaro e Gabriel; Red Bull, com Ricardo, Mauricio e Guilherme; Sauber, composta por Leonardo, Junior e André; McLaren, com Edgar, Xis e Delmar e Haas, com Luigi, William e Eduardo.

As condições de pista foram debatidas ao longo das baterias, durante a primeira, a opinião dos pilotos foi unânime: refletia o cenário meteorológico, havia barro em grande parte e a sensação era de estarem correndo sobre o gelo. Já a partir da segunda volta, a percepção de Mateus, da Ferrari, foi de uma melhora, pois conforme os pilotos andavam a pista secava em diversos pontos, melhorando a condução.

A comemoração dos pilotos após o final da terceira bateria. Foto: Sara Lopes da Silva / Em Pauta

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam quando conhecem as competições de Karts Rental, os competidores possuem vasto conhecimento do esporte e uma história com o automobilismo. É o caso de Jordy, que correu pela RB Visa. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), pilota há doze anos e, embora tenha ficado um ano afastado das pistas, tinha boas expectativas com relação ao desempenho da equipe como um todo. A FK1 foi sua chance de homenagear um amigo, que veio a óbito por dengue uma semana antes da competição.

A homenagem em sua luva, feita por Jordy ao amigo. Foto: Sara Lopes da Silva / Em Pauta

A pontuação final das equipes, somadas as seis baterias, foi de: Ferrari, 54 pontos; RB Visa, 50 pontos; Alpine, 49 pontos; Aston Martin, 36 pontos; Williams, 35 pontos; Mercedes, 34 pontos; Red Bull, 32 pontos; Sauber, 22 pontos, McLaren, 18 pontos e Haas, com 6 pontos.

A bandeirada final, marcada por uma disputa. Foto: Sara Lopes da Silva/ Em Pauta

O Racing Kart Pelotas está recebendo alimentos, materiais de limpeza e itens de higiene para a população atingida pelas enchentes no Rio Grande do Sul. As doações podem ser feitas nas quartas, quintas e sextas-feiras das 15h às 18h e sábados, domingos e feriados das 09h às 18h, na Avenida Leopoldo Brod, nº 4901. Maiores informações podem ser obtidas via Instagram: @racingkart.aluguel e no WhatsApp de Rogério Paiva: (53) 91041983.

Comentários

comments

Você pode gostar...