Superman e o recomeço da DC

Lançado no dia 10 de julho deste ano nos cinemas de todo o Brasil, o novo filme do Superman deu início ao mais recente universo cinematográfico da DC Comics nas telonas.

Por Gabriel Dias de Medeiros

O filme, dirigido por James Gunn, renomado diretor de “Guardiões da Galáxia”, da Marvel, introduz o herói sem rodeios, com apenas um breve background por meio de legendas contando a sua história. No novo universo da DC, Superman é um herói de grande exemplo e prestígio na Terra, lugar no qual foi acolhido. Elementos como lutas, tramas, causas e origens de grupos e instituições também se fazem presentes ao decorrer do filme.

Sem medo de errar, James Gunn presenteou os fãs do heróis com a essência que torna Clark Kent em Superman: a fé no bem maior. Durante o enredo, Superman demonstra uma série de sentimentos e emoções que reforçam a sua fé na humanidade, caracterizando o personagem fielmente aos quadrinhos. Além disso, o filme conta com vários personagens do universo do Homem de Aço, entre eles Lois Lane, Lex Luthor, Supergirl e Krypto. 

David Corenswet interpreta o Homem de Aço no filme. Foto: reprodução.

Com uma construção de narrativa sólida, o longa traz diversas cenas de ações ao telespectador retiradas diretamente dos quadrinhos, demonstrando a força e a coragem do herói nas batalhas. No entanto, Gunn foi além da fraqueza mais conhecida de Superman: a Kryptonita, e explorou frequentemente nesse longa seus dilemas morais, como o de sempre fazer o bem e salvar qualquer vida. Esta fraqueza foi muitas vezes explorada por Lex Luthor, um dos principais vilões do Homem de Aço, durante o enredo.

Apesar de já existirem outros universos da DC nas telonas, o novo filme do Superman marca o início de uma nova fase para a DC nos cinemas. Com isso em mente, o diretor inseriu no roteiro o início de um grupo de heróis mais conhecidos do planeta: a Liga da Justiça, com o Senhor Incrível, Mulher Gavião, Guy Gardner (Lanterna Verde), Superman e Metamorpho, inicialmente.

Superman é preso durante a trama. Foto: reprodução.

Por se tratar de um filme de herói, é esperado que Superman vença no final, o que, de fato, se confirma ao final do filme. No entanto, a história do longa conta com altos e baixos na vida de Clark e Superman, com suas tramas e nuances, intrigando o telespectador descobrir mais um pouco sobre estes dois personagens. Além disso, o filme desenvolve fielmente diversos personagens que fazem parte do mundo do herói e da Liga, como Lex Luthor e Lanterna Verde, visando próximos filmes da DC.

O novo filme do Superman lança uma dose de esperança para o próximo universo cinematográfico da DC, visto que o último foi amplamente criticado por fãs e pela crítica especializada. Com uma proposta que entrega entretenimento de qualidade sem grandes pretensões, o longa é uma boa sugestão para quem deseja um filme envolvente e nostálgico em um final de semana nos cinemas de todo o Brasil.

Comentários

comments

Você pode gostar...