Sombra, protetor solar e água fresca: como se cuidar no verão
Calor pode trazer perda de apetite e problemas para o organismo, confira dicas de cuidados com a saúde na estação mais quente do ano
Por Stéfane Costa / Em Pauta
A estação mais quente do ano inspira planos que envolvam diversão, laser e atividades para fugir do calor. Mas é preciso tratar da saúde como prioridade para enfrentar as altas temperaturas. Para a nutricionista Thalia Oliveira, formada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), é o momento de apostar em uma alimentação que traga bem-estar e combata a falta de apetite. “Para amenizar esse sintoma causado pelo calor, preferir alimentos mais leves, como frutas e sanduíches naturais é uma boa estratégia, nas refeições principais adicionar saladas também é algo que ajuda, principalmente a água”, pontua.
Ela garante que o consumo de água é fundamental para manter o bom funcionamento do organismo e também esclarece qual é a quantidade ideal para cada pessoa. “Existe uma regrinha utilizada para nos basearmos, 35 ml por kg de peso, por exemplo, uma pessoa com 60 kg deve consumir cerca de 2,1L de água por dia”, explica. No entanto, a nutricionista ressalta que não são todos os líquidos que terão poder de hidratação. “Líquidos como alguns tipos chás e o chimarrão, possuem propriedades diuréticas, assim, não sendo indicados como opção de hidratação, visto que seu papel é eliminar líquidos do organismo”, ressalta a nutricionista.
Quanto a quem tem dificuldade de consumir a quantidade ideal de água ao longo do dia, Thalia cita ideias que podem ser feitas em casa, como saborizar água. E opções não faltam, água com folhas de hortelã, alecrim, gengibre, rodelas de limão, laranja, abacaxi, anis, tudo pode servir para tornar o hábito mais prazeroso para aqueles que não costumam beber água. Para tornar a saborização ainda melhor, a recomendação da nutricionista é deixar a água com o elemento escolhido em uma jarra por algumas horas ou durante a noite. “Dessa forma os ingredientes liberam um sabor agradável na água, tornando mais atrativo o consumo. Para quem preferir, o mesmo pode ser feito na água com gás”, diz.
Outro produto que ganha ainda mais destaque com as altas temperaturas é o picolé, e ele também pode ser saudável e prático, com apenas dois ingredientes: água e fruta. “As frutas podem ser cortadas bem fininhas e dispostas nas forminhas e depois cobrir com água ou até mesmo serem batidas com a água, para quem preferir pode ser utilizado também a água de coco, que deixa um gostinho mais doce, alguns exemplos de frutas são morangos, kiwi, abacaxi, manga, entre outras, escolha aquelas frutas que já estão mais maduras, assim o sabor ficará mais acentuado”, detalha.
Ela cita ainda um elemento essencial para quem quer pegar aquele bronzeado, o betacaroteno. Vegetais e frutas de cor laranja como abóbora, mamão e cenoura podem prolongar o bronzeado.
Por fim, Thalia volta a reforçar, a alimentação e hidratação são peças chaves para garantir uma melhor qualidade de vida ao longo do verão. “Ande sempre com uma garrafinha de água, e inclua frutas e vegetais na sua alimentação, isso com certeza vai te ajudar a amenizar o calor e manter seu corpo saudável e hidratado dos dias mais quentes”, completa.