Primeira edição da Beerfest encerra o mês com muita cerveja artesanal

Caneco oficial do evento. Foto: Arquivo Pessoal/Danieli Schiavon

Por Danieli Schiavon

A Casa Gruppelli (7º distrito de Pelotas) foi a sede escolhida para a realização do 1º Festival da Cerveja Artesanal – Colônia de Pelotas. Organizado pela Agência Yes Multicomunicação, juntamente com a Família Gruppelli, o evento reuniu cerca de mil pessoas ao longo do dia 29 de outubro. A extensa programação para 12 horas de festa contava com jogos de rugby, shows das bandas Metais & Cia, Por do Sol e Jukebox Orchestra, exposições de produtores locais, almoço colonial, food trucks e cervejarias artesanais.

Segundo Franco Xavier, membro organizador da Yes Multicomunicação, o evento foi idealizado pela vontade e necessidade de unir o meio urbano e a colônia. O intuito inicial foi conseguir estreitar a relação entre o campo e a cidade, e com isso veio a ideia de produzir um evento de cerveja, que atualmente é um produto que está em evidência, e também porque, cada vez mais, a produção de cerveja artesanal na colônia vem crescendo. “Eu chamo a atenção para uma coisa dessa comunidade: ela abraçou o evento de uma forma surpreendente. Eu faço eventos há mais de 20 anos e esse foi um dos que eu mais senti a energia do pessoal” – manifestou-se, empolgado.

Portão de Entrada. Foto: Arquivo Pessoal/Danieli Schiavon

Amilto Kurz, morador da região, declarou-se satisfeito com o andamento do evento, e destacou a importância desse tipo de festividade na colônia, já que se trata de reconhecimento e divulgação da agricultura familiar na localidade. “É uma iniciativa muito boa – que pode melhorar, mas como uma 1ª Festa, está excelente. E digo mais, se houver outra edição, certamente virei.”

Letícia Abreu, natural do interior de São Paulo e, atualmente, moradora de Rio Grande, ficou sabendo do evento através das redes sociais e elogiou a organização: “O local é bem tranquilo, bem família, e a cerveja está muito boa. Todas as que provei estão de parabéns.”

Apesar do clima instável e das poucas aparições do sol durante o dia, o numeroso público pôde aproveitar os food trucks Molho y Pasta, Uruguay Gourmet e Confraria do Espetinho, e cervejas artesanais de dez cervejarias de várias regiões do Rio Grande do Sul: Original Bier, Caiola, Roca, Katz, Javali Beer, BrasSerie 35, Maria Santa, Continente, Diefen Bros e MoocaBier.

Natan Fonseca e Bruna Baungarten, sócio proprietários da cervejaria pelotense Caiola Beer, contaram que assim que souberam da ocorrência do evento, buscaram participar, e se mostraram surpresos com a quantidade de pessoas presentes, mesmo com a chuva. “Até acho que se tivesse um tempo aberto, não daríamos conta de servir”, concluiu Natan.

O festival foi apoiado pela Prefeitura Municipal de Pelotas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e contou também com a presença da Prefeita Municipal, Paula Mascarenhas.

Comentários

comments

Você pode gostar...