O Passageiro

Imagem: Divulgação

                                                                              Por Graça Vignolo de Siqueira

Sinopse:

“Ao voltar para casa de trem, Michael (Liam Neeson) é abordado por uma desconhecida, de nome Joanna (Vera Farmiga), que lhe oferece $100.000 para que encontre um passageiro escondido, antes da última parada.”

Liam Neeson especializou-se nesse tipo de filme e há público constante. Em cartaz nos cinemas, não foi diferente. Todos buscam o gênero que o tornou popular, mesmo depois dos 50 anos: ação, pouco diálogo e perseguição.

Michael McCauley é um ex-policial que atua no ramo de seguros. Mas a casa cai já nos primeiros minutos de filme, quando é demitido por seu chefe. Ele simplesmente não sabe como agir e nem como informar sua esposa.

Jaume Collet-Serra, em sua quarta parceria com Liam, prova o quanto os dois têm afinidades. E embora use poucos recursos de imagens geradas por computador, o melhor momento se passa na última metade do filme.

Começamos a conhecer Michael pela rotina com a esposa Karen (Elizabeth McGovern) e o filho Danny (Dean-Charles Chapman). Para depois ganharmos a sequência de abertura, muito bem feita,  mostrando o cotidiano de Michael. O tempo passa com a mudança de roupa e cenário ao fundo.

Ele usa o mesmo trem todos os dias, há dez anos, e até mantém uma relação com alguns passageiros, cobrador e maquinista. Conhece o trajeto, mas para o tempo passar mais rápido, lê livros.

E alguns minutos já passaram e nada acontece. Até que surge Joanna, uma desconhecida que se apresenta como uma estudiosa do ser humano e suas reações.

Ela então atrai Michael para um jogo perigoso, mas que ele só irá descobrir mais tarde. Ele receberá $100 mil se descobrir quem é determinado passageiro e o que ele carrega em sua bolsa.

O suspense é bem conduzido tanto pelo diretor como pelas câmeras. Tudo é captado para que confunda o espectador. A trilha ajuda, mas o olhar da câmera é essencial.

A ação e perseguição que você tanto espera de Liam vem na segunda parte do filme e não decepciona. Atentem para o acidente de trem. É de prender a respiração.

Indicado para quem curte o gênero, também é um questionamento sobre a natureza humana. Todo o homem tem um preço?

Nota: 9

Assista ao trailer:

Comentários

comments

Você pode gostar...