Ministério da Saúde amplia vacina contra o HPV para meninos

Por Bibiana Dias

O Ministério da Saúde anunciou na última terça (20) que vai ampliar a faixa etária para vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) em meninos. Até o momento, somente meninos de 12 a 13 anos eram vacinados, com a mudança na regra a faixa aumentou para os 11 até 15 anos incompletos. A vacina contra o HPV fará parte do grupo de vacinas a serem oferecidas na campanha de multivacinação, que ocorrerá no período de 11 a 22 de setembro deste ano.

O HPV é um vírus transmitido principalmente pelo contato sexual, sendo a DST mais frequente no mundo, segundo dados revelados pelo Centro de Pesquisas Clínicas da UFSC. Existem vários tipos de HPV, alguns assintomáticos, e de acordo com uma estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) a doença atinge 685.400 pessoas no país. A infecção pelo vírus pode causar lesões benignas e até câncer, principalmente em mulheres, onde a ocorrência de câncer de colo de útero e de mama são frequentes.

Até 2016 o foco da campanha era o sexo feminino, desde 2014 foram imunizadas 5,3 milhões de meninas de 9 a 15 anos, o equivalente a 45,1% da faixa etária. Recentemente, um estudo publicado na revista científica Lancet aponta que cerca de 50% dos homens são portadores do vírus do HPV, o que faz com que a vacinação destes seja muito relevante para ajudar a combater a doença.

Foto: Reprodução

Em 2017 pretende-se vacinar 80% dos 7,1 milhões de meninos de 11 até 15 anos, e 80% das 4,3 milhões de meninas entre 9 e 15 anos no país. A vacinação é importante para a saúde das crianças e pré-adolescentes, devido a decorrência do HPV e as doenças causadas por ele, sendo a conscientização ao longo da campanha de extrema importância, principalmente durante o mês de julho, período das férias escolares. Os Ministérios de Saúde e Educação atuarão juntos na vacinação, em parceria com os serviços de saúde básica.

Em Pelotas, a informação da Secretaria Municipal de Saúde é que estima-se que haja cerca de 5 mil meninos que podem receber a vacina. Os interessados devem se dirigir ao posto de saúde mais próximo ou ao Centro de Especialidades (Rua Voluntários da Pátria, 1428) nas datas da campanha de vacinação.

Comentários

comments

Você pode gostar...