IFRS campus Rio Grande contará com bacharelado de Arquitetura e Urbanismo a partir de 2024
O curso surge a partir da extinção do tecnólogo em Construção de Edifícios
Por Tais Carolina / Agência Em Pauta
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) campus Rio Grande contará, a partir do ano de 2024, com o curso superior de Arquitetura. A decisão foi tomada na última semana (27) junto ao Conselho Superior do IFRS, que conta com representantes dos 17 campus da instituição. Conforme o diretor na cidade rio-grandina, Alexandre Machado, o bacharelado surge a partir da extinção do Tecnólogo em Construção de Edifícios.
Questionado sobre a motivação para que a oferta do Tecnólogo em questão fosse encerrada, Machado relatou problemas na atuação profissional dos alunos formados.
“A ideia dos tecnólogos veio importada dos Estados Unidos. Lá, esses cursos tem grande aceitação. É um curso técnico mais aprimorado, mas que não é considerado superior”, iniciou o diretor. “O tecnólogo fazia plantas de edifícios, mas não conseguia assinar os projetos pois o Conselho dos Arquitetos e o Conselho dos Engenheiros não permitia”, concluiu, frisando que a dificuldade de campo para atuar após a formação propiciou a evasão escolar, o que enfraqueceu o curso.
Neste primeiro momento, serão disponibilizadas 25 vagas para ingresso no ano que vem, destas, 80% virão do Processo Seletivo do IFRS, que ocorre em dezembro, e 20% do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O diretor explica, ainda, que o número de vagas é ofertado de acordo com o quadro de arquitetos docentes, no qual cada profissional pode orientar no máximo cinco alunos. Sobre o custo para oferta do bacharelado em Arquitetura, Machado afirma que não será necessário nenhum gasto extra ao Instituto, visto que será aproveitado 100% do quadro de docentes e dos laboratórios oriundos do antigo curso de Tecnologia em Construção de Edifícios.
Campus Rio Grande
O IFRS campus Rio Grande possui os cursos superiores de Engenharia Mecânica e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Além disso, existem os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio como Automação Industrial, Eletrotécnica, Fabricação Mecânica, Geoprocessamento, Informática para Internet e Refrigeração e Climatização. Já os cursos subsequentes ao Ensino Médio são os técnicos em Automação Industrial, Eletrotécnica, Fabricação Mecânica, Geoprocessamento, Enfermagem e Refrigeração e Climatização.