Grupo de Dança do Colégio Municipal Pelotense se apresenta na 31ª Fenadoce
Por Vanessa Centeno Ferreira
O Grupo de Dança do Colégio Municipal Pelotense se apresentou na tarde de quarta-feira (23) no palco da Praça de Alimentação da 31ª Fenadoce. O grupo é composto por crianças e adolescentes, supervisionado pela professora Carol Portela, licenciada em Dança pela UFPel. Para a professora, é o seu segundo ano junto ao projeto, mas o grupo já existe há mais de 35 anos.
Levando alegria e um espetáculo de dança para todos os presentes, a dança do fervo fez parte também do repertório apresentado pelas crianças. O fervo emocionou a plateia presente na quarta-feira gelada de julho na Capital do Doce. Além da dança do fervo teve ciranda, boi brasileiro, shot gaúcho, dança contemporânea e o forró.
A professora Carol Portela salientou que, no período da pandemia, o grupo foi interrompido, retornando apenas no ano passado. Carol já atuava na disciplina de dança do pré ao terceiro ano do ensino fundamental. Por ser licenciada, recebeu a oportunidade de supervisionar o grupo. Desde então, tem estado a frente do projeto, entregando o seu melhor para os alunos do grupo. O resultado foi impressionante, a plateia estava admirada em ver crianças pequenas e maiores apresentando um espetáculo no palco. Carol relata que, no ano passado, o grupo se apresentou na Feira do Livro com um número reduzido, por circunstâncias do mal tempo chuvoso. Já na Fenadoce, foi a segunda apresentação do grupo em eventos.
O elenco é composto por aproximadamente 45 crianças. Nesta quarta-feira (23), o fragmento do espetáculo foi a apresentação cultural das localidades do país. Carol afirma que terá seguimento ao final do ano, quando pretendem apresentar em outras regiões do país. A professora e sua equipe optaram em trabalhar com a cultura popular, algo que seria mais próximo das crianças e por não exigir tanto, e focaram em trabalhar a presença cênica das crianças.
Para uma das mães das participantes, Letícia Pereira, a importância da dança para sua filha é muito grande. Sua filha faz parte do projeto há um ano, e a participação tem ajudado na sua formação física. A mãe relata que hoje em dia a estudante tem mais concentração. Já para Pamela Ferraz, sua filha possuía um quadro de ansiedade, e com a dança, conseguiu aos poucos vencer esse momento. A dança fez e faz toda a diferença na vida de sua filha, que ama fazer parte do grupo.
Como participar?
Para fazer parte do grupo, a criança precisa estar matriculada no Colégio Municipal Pelotense. A última inscrição aconteceu em 2024 e no início de 2025, ao todo contemplando a média de 50 vagas. Para entrar em contato, o grupo está presente no Instagram com o perfil @grupodedancacmp.

