Grêmio vence o Criciúma e se afasta momentaneamente da zona de rebaixamento
Com gol de Monsalve no final do segundo tempo, Grêmio bate o Criciúma e reage após a eliminação na libertadores.
Por Antonio Berndt
Neste domingo (25), o Grêmio conquistou uma vitória fora de casa contra o Criciúma, com um placar de 1 a 0, em partida válida pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Essa vitória traz um alívio após a eliminação na Libertadores, diante da equipe do Fluminense. O gol da vitória foi anotado por Monsalve só veio nos instantes finais do jogo.
Com a conquista da vitória, o Grêmio se distanciou temporariamente da zona de rebaixamento. A equipe soma agora mais três pontos, ocupando a 12ª posição com um total de 27 pontos. A partida ficou marcada também pelas homenagens a Luiz, Carlos Silveira Martins, o Cacalo, um dos mais importantes dirigentes da história gremista, que faleceu neste último sábado.
O jogo
O primeiro tempo ficou marcado pelo bom posicionamento defensivo da equipe dona de casa, o que garantiu uma pressão inicial que é característica do time da casa. Entretanto, o Criciúma acabou ficando a maior parte da primeira etapa defendendo e teve poucas oportunidades de gol. A melhor delas foi logo aos 2 minutos de jogo, onde o lateral Marcelo Hermes, na frente do gol, obrigou o goleiro gremista a fazer a defesa com as pernas. Já o Grêmio, tentou furar o bloqueio adversário, com uma equipe ofensiva do meio para a frente, mas não obteve sucesso. A equipe gaúcha teve a oportunidade de abrir o placar aos 6 minutos, em chute cruzado que explodiu na trave, do atacante Soteldo. Depois desse início de jogo, a primeira etapa não teve grandes lances, e se manteve equilibrada.
O segundo tempo seguiu na mesma toada do primeiro. A única oportunidade do Criciúma foi no minuto 31, onde o atacante Bolasie chutou de primeira, depois de um cruzamento, mas o goleiro Marchesin fez a defesa. Depois de algumas trocas feitas pelo treinador Renato Gaúcho, o Grêmio obteve boas oportunidades de fazer o gol. Aos 17 minutos, Reinaldo cobrou uma falta potente na entrada da área, mas o goleiro conseguiu fazer a defesa. Já aos 25 minutos, Monsalve teve a oportunidade de finalizar de dentro da área, mas hesitou e seu chute acabou sendo bloqueado pela defesa. No rebote, Cristaldo tentou pegar o ângulo, mas Marcelo Hermes fez um desvio de cabeça.
O zero só foi sair do placar aos 41 minutos, com um cruzamento de Aravena até a pequena área, onde o meia Monsalve, fez o gol que deu a vitória ao Grêmio. Com o resultado da partida, o time comandado por Renato Gaúcho soma 27 pontos e terminou a rodada na 13ª colocação.
Pós Jogo
A sensação entre jogadores e o treinador era de retomada de confiança após a eliminação na Libertadores, e olho no futuro para o restante do Brasileirão. Na saída de campo de campo, o autor do único gol da partida, Monsalve relatou que a vitória foi fundamental, pois se tratava de um jogo de “6” pontos contra um adversário direto na briga contra o rebaixamento.
Já em entrevista coletiva, o técnico Renato Gaúcho aprovou a mudança de esquema tático e diz que caso sigam uma sequencias de vitória, o tricolor pode beliscar a vaga na Libertadores do ano que vem. Para completar, o atacante Braithwaite, ressaltou o sentimento de que a vitória foi muito importante para todo o clube.
Homenagens a Cacalo
O jogo ficou marcado por homenagens a Cacalo, vitorioso ex dirigente e um dos mais importantes da história gremista, que morreu em decorrência de uma septicemia secundária a uma infecção respiratória, na noite deste sábado, aos 73 anos, em Porto Alegre
No inicio da partida, foi feito um minuto de silêncio, antes da partida começar. Isso ocorreu em todas as partidas desta rodada do Brasileirão. O capitão Villasanti, usou a sua braçadeira com a seguinte frase imortalizada por Cacalo: ‘”Como é bom ser gremista” Cacalo Imortal”. O técnico Renato Gaúcho usou uma camiseta com a mesma frase. Na saída de campo Monsalve e Villasanti desejaram forças aos familiares e amigos, e disseram que Cacalo foi uma grande figura do clube.