Festividades de Halloween se aproximam
Por Luiza Sperrhake
Bruxas, caveiras, fantasmas. O final de outubro é marcado por estes e outros símbolos representativos das festividades de Halloween. O período é propício para se divertir e assustar.
O Halloween, mais conhecido no Brasil como Dia das Bruxas, é uma festa celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido.
A Halloween surgiu com o povo celta, que acreditava que no último dia do verão, 31 de outubro, os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, eles colocavam nas casas objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados e abóboras enfeitadas.
No Brasil
No Brasil, comemorar o Halloween é uma prática muito recente. A festividade chegou ao país através da influência da cultura americana. Hoje em dia é muito comum, em cursos de língua inglesa, a celebração da data, pois aproxima os alunos à cultura estrangeira. Escolas e casas noturnas também celebram a data promovendo festas temáticas.
A festividade em Pelotas
Acontece em Pelotas, pelo terceiro ano consecutivo, o Halloween Mob. O evento, organizado pelos alunos do curso de Relações Internacionais da UFPel, ocorre dia 31 de outubro, na Praça Coronel Pedro Osório, a partir das 21h. A ideia principal da ação é se fantasiar e confraternizar com aqueles que passam pela praça. Mais Informações do evento clique aqui.
Já no dia primeiro de novembro acontece a 8ª edição da Zombie Walk em Pelotas. O evento reúne diversas pessoas vestidas a caráter em uma caminhada pelas ruas da cidade. O local de partida é a Praça Cipriano Rodrigues Barcelos, a popularmente conhecida “Praça dos Enforcados”, às 16h. Para mais informações, acesse o evento no facebook clicando aqui.