Feira de Agricultura Familiar da 31ª Fenadoce busca a valorização dos pequenos agricultores

Na 31ª Fenadoce, no pavilhão de agricultura familiar, estão presentes 11 agroindústrias diferentes. Entre elas, estão a João de Barro, e as produções artesanais tradicionais da tribo indígena Kaingang, de Pelotas.

Por Andrine Teixeira Garcia

Doce de leite feito com apenas dois ingredientes

A agroindústria João de Barro é uma micro usina de beneficiamento de produtos lácteos, que produz doce de leite 100% artesanal com apenas dois ingredientes: açúcar e leite. A produção é comandada por Maria Elena Nieves, que junto ao seu marido, David Armendaris, investiram em capacitações uruguaias e argentinas para aprimorar a receita.

A empresa familiar do interior de Morro Redondo vem trabalhando com ambrosia, chimia, figo, batata doce, goiaba e abóbora em calda, doce de leite tradicional e a versão com café, que já foi premiada com medalha de ouro no Concurso de Queijos Artesanais e Doces de Leite de Leite do Rio Grande do Sul. 

Enquanto ainda aguardam a inspeção para liberação de vendas em Pelotas, os produtos seguem disponíveis em feiras e no Morro Redondo. Interessados em conhecer a agroindústria João de Barro, podem entrar em contato através do número (53) 98128-9003 para agendar uma visita.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Artesanato indígena Kaingang valoriza a cultura e marca presença na feira

A tribo indigena Kaingang, de Pelotas, marca presença no pavilhão de agricultura familiar da 31° Fenadoce com diversas produções artesanais tradicionais, elaboradas por cerca de 15 famílias. Entre os itens à venda, estão disponíveis filtros dos sonhos, braceletes, colares feitos com sementes de jarana e coco, além da zarabatana, instrumento indígena semelhante ao arco e flecha, mas que é impulsionada a partir do sopro.

Cesar da Silva, responsável pelo estande, afirma ter boas expectativas em relação a Fenadoce, sendo uma boa oportunidade para divulgar a cultura. Os produtos artesanais da tribo Kaingang também podem ser encontrados em outras feiras de agricultura familiar da região.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Comentários

comments

Você pode gostar...