Farroupilha prepara-se para a Terceirona
No início do abril, o Grêmio Atlético Farroupilha começa a disputa do Campeonato Gaúcho da Segunda Divisão, conhecida popularmente como Terceirona. A equipe do Fragata tentará voltar à Divisão de Acesso e garantir a manutenção do futebol profissional no segundo time de todos os pelotenses.
A Terceirona tem 16 clubes confirmados até agora, apesar de Palmeirense, Atlético de Carazinho e Riopardense terem desistido da competição, a expectativa é de que o campeonato seja muito disputado. Na fase inicial, os clubes foram divididos em três grupos. Duas chaves reunirão seis equipes e o outro grupo terá quatro clubes.
O Farroupilha ficou no Grupo C, e enfrentará o Bagé, o Rio Grande, o Riograndense de Santa Maria, o Guarany de Camaquã e o Inter – B, que disputará o torneio, mas caso consiga ficar entre os dois melhores não irá para a Divisão de Acesso.
O time do bairro Fragata será treinado pelo mesmo técnico do ano de 2016, o novato Tiago Lopes. Na temporada anterior, a equipe de Tiago Lopes esteve muito perto de passar da fase inicial da Terceirona, mas uma derrota por 2×1, para o Guarany de Bagé, na Rainha da Fronteira, alijou as chances de classificação do Farrapo.
Em 2017, o Farroupilha almeja disputar fases mais avançadas da Terceirona e montou um grupo de jogadores que têm jovens garimpados na cidade de Pelotas, ou atletas que já envergaram o manto tricolor em outras temporadas. Neste grupo destacam-se Roiter, Fuca, Rafinha, Gleisson e Fernando Costa.
Com este grupo o torcedor do time do Fragata espera que sua equipe volte aos bons tempos e possa repetir campanhas históricas, tais como o vice-campeonato da Divisão de Acesso, em 2004, ou as disputas consecutivas do Campeonato Gaúcho da Divisão Especial, ocorridas nos anos de 2005 e 2006.