Farroupilha perde outra na Divisão de Acesso e está cada vez mais perto do descenso

Marcus Napoleão (de costas), presidente do Farroupilha, terá muito trabalho para motivar seu time. Imagem: Luís Artur Janes Silva.

Por Luís Artur Janes Silva

Neste sábado (16), o Farroupilha voltou a campo para disputar a partida de abertura do returno da fase inicial do Campeonato Gaúcho da Divisão de Acesso. O adversário do Farrapo foi o Grêmio Esportivo Bagé, que já havia derrotado o time pelotense no meio de semana, no jogo realizado na Rainha da Fronteira. Desta vez, o Tricolor do Fragata saiu na frente, fez uma boa primeira etapa, mas não conseguiu segurar o ímpeto bageense no tempo final e cedeu a virada. O placar de 4×2, determinou a quinta derrota consecutiva do Farroupilha na Divisão de Acesso, que está cada vez mais próximo da queda para a Terceirona Estadual.

PRIMEIRA ETAPA

No primeiro tempo, o Farroupilha atuou de forma organizada e conseguiu brecar as investidas do ascendente Bagé, que sofreu com a marcação alta da equipe do Fragata. Mesmo com o Farrapo dominando as ações, o Bagé teve a primeira chegada ao gol de Jean. Logo aos 3 minutos, Gustavo Nogy bateu uma falta fechada, que obrigou o arqueiro a socar a bola para fora da área. A resposta do Farroupilha aconteceu três minutos depois, quando Ihur avançou pela esquerda e cruzou para Carlos Gatto, que cabeceou de raspão e acabou acompanhando o balão se perder pela linha de fundo.

Aos 11 minutos, Fernando bateu falta da linha de fundo pelo lado direito, mas com o pé trocado. A bola viajou e encontrou a cabeça de Juninho, mas acabou desviada para fora. Fernando protagonizou outro lance de perigo aos 15 minutos, quando colocou o balão na área, que caprichoso, não foi tocado por Daniel Quevedo ou William.

Fernando, o cérebro do Farroupilha, ainda tentou acionar Daniel Quevedo aos 18 minutos da etapa inicial, mas a atenta defesa do Bagé chegou na frente e aliviou para escanteio. Depois deste lance, o Farrapo diminuiu sua intensidade, mas chegou a área do jalde-negro da fronteira aos 24 minutos, num lance em que Quevedo foi derrubado e o juiz marcou pênalti. O artilheiro, que tinha desencantado na partida anterior, contra o mesmo Bagé, bateu a penalidade máxima com categoria e abriu o placar. Animado pela vantagem obtida, o Farroupilha ainda teve um ataque puxado por Carlos Gatto, que passou para o volante Bruno, que chutou para defesa do goleiro bageense.

Dominado pelo Farroupilha, o Bagé chegou pela primeira vez com perigo aos 35 minutos do tempo inicial. Após jogada pelo lado esquerdo do campo, o jalde-negro fez linha de passe aérea. A bola sobrou para Welton, que testou a “redonda” para fora. Mas a resposta do Tricolor não tardou, pois aos 39 minutos, o volante Bruno roubou a bola na meia cancha e avançou em direção ao gol. Pena que seu chute rasteiro saiu desviado e não incomodou o goleiro Thiago.

Antes do término do primeiro tempo, o Farroupilha chegou mais uma vez, num lance rápido de William, que acionou Índio. O lateral cruzou para Fernando, que foi parado pela zaga do Bagé. Na continuação do lance, a bola caiu nos pés de Carlos Gatto, mas o arremate passou por cima da goleira.

SEGUNDA ETAPA

No segundo tempo, o Farroupilha diminuiu drasticamente de produção e foi batido com facilidade pelo Bagé, que empatou o jogo na sua primeira descida. Após cruzamento da direita, Cris Magno concluiu de cabeça e decretou a igualdade. Com as entradas de Maranhão e Fernandinho, o Bagé do técnico Márcio Nunes, tornou-se objetivo, tomou conta das ações e massacrou o Farrapo.

Aos 6 minutos, Cris Magno recebe no lado direito da área, gira e chuta o balão, que cruza toda a extensão do gol de Jean e passa raspando a trave. Nove minutos mais tarde, Gustavo Nogy avança pela direita e cruza para o centroavante Maicon Santana, que divide com a zaga Tricolor, na sobra, Cris Magno emenda e promove a virada do Bagé no placar. Um atordoado Farroupilha quase toma o terceiro gol, após cobrança de escanteio, concluída pelo zagueiro Sílvio.

O Bagé marca mais um gol aos 23 minutos, quando Maranhão avança pela direita e coloca a bola na área. O primeiro atleta jalde-negro não consegue arrematar, mas o balão sobra para Maicon Santana, que gira, posiciona-se de frente para Jean e fuzila.

Batido em campo, o Farrapo torna-se presa fácil do Bagé, que chega com assiduidade à meta Tricolor. Assim, aos 31 minutos, Maicon Santana entra sozinho na área do Farroupilha, após receber passe de Gustavo Nogy, mas desequilibrado, cai e não consegue terminar o lance. Um minuto depois, Maranhão recebe impedido na direita e vai à linha de fundo, cruza e o ataque do Bagé se atrapalha e perde gol incrível.

O aturdido Farroupilha, respira aos 34 minutos do tempo final, quando Fernando bate falta para firme defesa do goleiro Thiago. Mais dois minutos e Maranhão rompe o corredor direito, cruza rasteiro e Cris Magno, chega na frente da defesa do Farrapo e anota o quarto tento bageense e o seu terceiro gol, enfim, o golpe de misericórdia nas pretensões do Farroupilha. Mas o elétrico segundo tempo ainda guardava mais emoções. Aos 37 minutos, Edenílson cobra escanteio da direita e o zagueiro Juninho conclui de cabeça, contando com a falha do goleiro Thiago, para anotar o segundo tento do Tricolor do Fragata.

Enquanto isso, o Bagé ainda teve fôlego para mais, pois aos 39 minutos, o lateral Darlem (ex-Pelotas) cobrou falta da esquerda, rasteiro e de pé direito, mas a atrapalhada defesa do Farrapo manda para escanteio. Nervoso diante de mais um revés, o meia Fernando é expulso no lance seguinte e deixa o Farroupilha com um jogador a menos.

Dominante, o Bagé assustou aos 47 minutos, no apagar das luzes, quando Darlem bateu mais uma falta da esquerda e fez a bola bater na trave.

Com o término da partida e a confirmação de sua quinta derrota consecutiva, o Farroupilha continua na oitava e última posição na tabela de classificação do Grupo A da Divisão de Acesso, somando três pontos. Pior que isso, o Tricolor completou o seu décimo sétimo jogo oficial sem vitória. A última vez que o Farrapo venceu foi no dia 6 de setembro do ano passado, quando bateu o Barra (5×0), em partida válida pela Copa Wianey Carlet. Para tentar quebrar o incômodo jejum, o Farroupilha enfrenta o Cruzeiro de Cachoeirinha nesta quarta (20). A partida acontecerá na Arena do Cruzeiro e iniciará às 16 horas.

 

Comentários

comments

Você pode gostar...