Estudantes realizaram primeiro ato contra corte de verba das universidades federais nessa última sexta-feira

Caminhada simbólica que começou na Casa do Estudante teve gritos de “sem diploma eu não saio” e “não vai ter corte”, e marcou fim de tarde chuvoso no centro de Pelotas.

Os estudantes da UFPEL deixam gritos de protestos na Praça Coronel Pedro Osório. Imagem: Juan Tasso

Por Juan Tasso

Os estudantes da UFPEL realizaram nesta última tarde de sexta-feira (3) o primeiro ato estudantil da cidade contra os cortes de verba de 30% das universidades federais. A caminhada que começou com a junção de dois atos, um da Casa do Estudante e outro que começou na Praça Coronel Pedro Osório, percorreu a região do centro, fechando vias públicas e ganhando apoiadores no meio do caminho. Os estudantes clamaram pelo fim da decisão do MEC de cortar 30% da verba de todas as universidades federais do país. Decisão que afeta o fornecimento de luz e água em universidades como a UFMG. Na UFRJ o corte vai ser ainda maior, chegando a R$114 milhões, que representa 41% do orçamento.

A decisão foi do ministro da educação, Abraham Weintraub, que em uma entrevista para o Estado de São Paulo disse que “universidades que, em vez de procurar melhorar o desempenho acadêmico, estiverem fazendo Balbúrdia, terão verbas reduzidas”. Os estudantes expuseram cartazes em resposta.

Estudante exibe cartaz em resposta às palavras do Ministro da Educação. Imagem: Juan Tasso

O MEC disse ainda que a decisão tem como objetivo priorizar cada vez mais a educação básica, cuja as verbas foram congeladas nessa última semana. O prejuízo na educação infantil  até o ensino médio chega a R$2,4 bilhões.

Novos atos já estão marcados na cidade de Pelotas, sendo o maior deles no dia 15 de maio no Mercado Central. Confira mais fotos do ato de sexta-feira abaixo: