Domingo de desafio no ENEM 2022

O último final de semana foi marcado pelo primeiro dia da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2022

Por Deborah França

As provas do ENEM podem ser realizadas nas modalidades impressa ou digital, mas ambas são divididas em dois dias. Neste ano, os participantes enfrentaram no último domingo, dia 13 de novembro, as 90 questões da prova de linguagens, ciências humanas e mais a redação. Já a prova de matemática e ciências da natureza será no próximo domingo (20), com mais 90 questões.

Para a realização das provas, os participantes têm que obedecer algumas instruções necessárias, como portar documento oficial com foto e também caneta de tinta preta com material transparente. Além disso, devem se atentar aos horários, os portões abrem às 12h e fecham às 13h, do horário de Brasília. No próximo domingo os estudantes possuem 30 minutos a menos do que no primeiro dia, ou seja, o período de prova acontece até às 18h30min já que não terão a redação para escrever.

Participantes comentam sobre a prova

Em Pelotas, duas estudantes falaram mais sobre a prova e compartilharam seus pensamentos e sentimentos.

A Rafaela Gentilini Vinhas, de apenas 17 anos, está no último ano do ensino médio e conta que começou a se preparar para o ENEM desde cedo, quando no 2º ano iniciou um cursinho de redação por fora do colégio. A jovem diz que a sua maior dificuldade durante o primeiro dia de prova foram os textos longos e de difíceis compreensão, mas mesmo assim não demonstra desânimo. Ela diz que aposta mais no segundo dia de prova, pois tem mais afinidade com as áreas do próximo domingo. Rafaela conta que, hoje, o seu o objetivo é ingressar no curso de Arquitetura e Urbanismo, na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) ou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e termina sua fala dizendo que “O segredo é acreditar no próprio potencial. Uma prova não define quem somos!”.

A estudante Rafaela ficou com a prova amarela no primeiro dia. / Foto: arquivo pessoal

Já a estudante Gabriela Pereira Amaro, de 19 anos, está no processo de preparação para o ENEM desde 2020, quando no seu último ano de ensino médio começou a frequentar cursinhos preparatórios. A jovem estudante conta que além deste processo seletivo, também já passou por vestibulares regionais, e que por isso considera o ENEM uma prova muito cansativa. “O meu maior desafio no primeiro dia, com toda certeza, foi o tempo de realização da prova. O ENEM conta com questões muito extensas que, atreladas à necessidade de redigir a redação e ao nervosismo comum do dia, exigem grande prática e rapidez para a solução, o que torna difícil visto o pouco tempo disponível para isso.” – diz Gabriela, que almeja uma vaga no tão sonhado curso de Medicina.

Assim como muitos participantes, a estudante demonstrou insatisfação em relação aos textos presentes nas questões do primeiro dia, no entanto diz que para o próximo domingo espera uma prova mais tranquila, que corresponda ao edital. Ela termina a entrevista dizendo que o ENEM não é uma prova que exige só conhecimento, mas sim inteligência emocional e persistência por parte dos participantes.

Gabriela também ficou com a prova de caderno amarelo. / Foto: arquivo pessoal

Para saber mais sobre o ENEM é só acessar o site do Inep, disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enem. E vale lembrar que o gabarito oficial deste ano, só será divulgado após a realização do segundo dia de prova.