Estudantes da UFPel apresentam espetáculo de videodança com temática de circo macabro

“O Próximo Número” será apresentado nesta terça-feira, 15, no Auditório II do Centro de Artes da UFPel.

Por Victória Silva / Em Pauta

O espetáculo combina elementos do gênero de terror e da palhaçaria. / Foto: Divulgação

A arte circense moderna está presente no imaginário popular desde o final do século XVIII, servindo de inspiração para diversas mídias, de livros a filmes e clipes musicais. Esse é o caso do espetáculo de videodança “O Próximo Número”, idealizado por estudantes do Curso de Dança-Licenciatura da UFPel, sob orientação da professora Rebeca Recuero. Mesclando elementos do gênero de terror e da palhaçaria, a exibição acontece no dia 15 de outubro, às 18h30, no Auditório II do Centro de Artes da universidade (Rua Álvaro Chaves, 65). A produção é voltada ao público com mais de 16 anos, e a entrada é gratuita.

Laura Conceição, diretora do espetáculo, conta que a ideia surgiu durante as aulas da disciplina de Composição Coreográfica 1. A partir dessa cadeira, a estudante começou a desenvolver o projeto, que foi aprimorado ao longo do curso junto aos colegas de espetáculo. O produto final é baseado em suas bagagens culturais, trazendo referências da cultura pop ocidental e oriental.

Elenco é formado por estudantes do Curso de Dança-Licenciatura da UFPel. / Foto: Divulgação

“As referências que trago são diversas, mas todas do audiovisual, como a série ‘Cavaleiro da Lua’ [Disney+, 2022], pois me interesso pela ideia de personalidades opostas unidas pelo mesmo corpo, bem como da figura de um deus que torna a vida do personagem principal um caos e se aproveita disso”, explica ela. “Trago também ‘O Show de Truman’ [Paramount Pictures, 1998] e o clipe ‘Come Alive’, do cantor Jackson Wang, trabalhando a ambientação de um circo, espaço alegre, de lazer e colorido, contrastando com personagens, histórias e interpretações que flertam com o horror. É muito importante também os trabalhos feitos pelo artista DPR Ian”.

Por conta da influência da linguagem audiovisual na criação do espetáculo, Laura, que também participa do projeto de pesquisa PRACIBER, focado em estudos a respeito de produções audiovisuais na cibercultura, passou a pensá-lo no formato de videodança. Essa modalidade se caracteriza por abordar a dança de forma audiovisual.

Da maquiagem às coreografias, a temática circense está presente. / Foto: Divulgação

“Apesar de ser uma montagem cênica, ‘O Próximo Número’ não acontece da maneira tradicional”, destaca a estudante, que participou de todas as etapas de produção. “Nossa apresentação torna a tela nosso palco. Trabalhamos bastante na interpretação, nos figurinos, nas maquiagens, na ambientação do espaço de gravação, além dos ângulos, movimentos e planos diferentes da câmera, tudo para criar nosso produto final”.

Segundo ela, a proposta do espetáculo é provocar o público, fazê-lo refletir e teorizar o que assistiu. “Que seja capaz de mantê-los atentos, abertos à interpretação”, compartilha. “Não se tem muitas obras de videodança no curso, principalmente em espetáculo final, então também estamos trilhando um caminho para aqueles que vierem após ‘O Próximo Número’ seguirem, caso tenham a ideia de dirigir um espetáculo que pense a tela como o palco”.

No Instagram, por meio do perfil @proximonumero, é possível conhecer um pouco de quem está por trás do trabalho, bem como a história e os personagens, além de atualizações relacionadas à exibição. Aos interessados em prestigiar o evento, a confirmação de presença pode ser realizada através deste link.

Direção, dramaturgia, coreografia e preparação de elenco: Laura Conceição
Assistência de produção: Isadora Gil
Texto: Laura Conceição e Lai Durimi
Intérpretes-criadores: PV, Cauan Brito, Yago Rodrigues, Yin, Júlia Abelaira, Alice Araujo, Alexia Costa, Lai Durimi