Curso de Gastronomia da UFPel promove oficinas no espaço gastronômico da Fenadoce

30ª edição da Fenadoce recebe oficinas ministradas pelo curso de Gastronomia da UFPel entre os dias 20 de julho e 4 de agosto

Por Carolina Farias Tapia e Sara Lopes da Silva / Em Pauta

Um dos pratos realizados durante as oficinas, brownie de chocolate com nozes e morango – Foto: Carolina Farias Tapia / Em Pauta

A presença dos cursos da UFPel no maior evento da cidade, a Fenadoce, é sempre um momento oportuno para apresentar à comunidade um pouco do que se é feito dentro da universidade. E é isso que o curso de Gastronomia da Universidade Federal de Pelotas leva até a 30ª edição da Fenadoce. Com propostas que vão além dos sabores, as oficinas buscam unir público e Universidade através do projeto “Gastronomia em Extensão”, vinculado ao Grupo de Pesquisa “Gastronomia: Cozinha é Ciência” e com o apoio da PREC, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Do dia 20 de julho a 4 de agosto os alunos apresentarão preparos de receitas que contam histórias e experiências vividas ao longo do curso.

As oficinas do projeto acontecem de quinta a domingo no espaço dedicado à Gastronomia da feira, ao lado da Cidade do Doce. Professores, profissionais atuantes no mercado gastronômico e estudantes do curso ministram as oficinas. As receitas trazidas foram destaques não apenas pelo sabor, mas também em sala de aula durante as avaliações práticas.

Chef Vanessa Garcia no preparo de um Brownie de Chocolate com Castanhas – Foto: Carolina Farias Tapia / Em Pauta

Tatiane Gandra, professora e coordenadora do projeto, comenta que além de ensinar a preparar pratos saborosos, o curso também promove cultura, arte e empreendedorismo. Os alunos não apenas reproduzem receitas, eles criam vínculos e se aventuram em novas técnicas.

A estudante de jornalismo, Andrine Teixeira, esteve presente na oficina de brownie e conversou conosco: “O curso de gastronomia foi uma das minhas opções durante o vestibular e com as oficinas vi a oportunidade de saber mais sobre, algo além do perfil profissional ou matriz curricular”. A estudante também comentou que acredita que a exposição em eventos seja a melhor maneira de mostrar para a comunidade os trabalhos elaborados pelo curso, tendo em vista que o curso possui grande parte de sua carga horária de exercícios práticos, além de chamar atenção de, quem sabe, futuros alunos.

A participação do projeto em eventos como a Fenadoce não só divulga o trabalho do curso como também valoriza os esforços feitos pelos acadêmicos. Este ano, as oficinas acompanham os 30 anos de história da feira e contam parte da trajetória dos alunos no universo dos sabores e da cultura através da comida.

Os pratos apresentados vão desde os clássicos aos autorais. Entre os escolhidos estão o pão de queijo, o doce de abóbora em calda cristalizada e uma fusão de sabores no Sorvete de Manjericão com calda de morango e frutas desidratadas. Sobremesas típicas da área gastronômica também serão apresentadas, como o Banoffee e uma releitura de arroz com leite que será apresentado em forma de cozinha molecular, sendo feito com esferas de manga.

Chef Vanessa Garcia com as mãos na massa – Foto: Carolina Farias Tapia / Em Pauta

Cada oficina conta com 25 vagas abertas ao público. Para aqueles que desejam vivenciar a combinação única de cultura, arte e sabores, basta chegar no horário estipulado conforme a programação do evento que você pode conferir no Instagram do projeto @gastronomia_cozinha_e_ciencia, no Instagram do curso @gastronomiaufpel.oficial ou no site da feira fenadoce.com.br.