Copa Gilmar Sigalles de Futsal estreia em Pedro Osório

No ano em que completa vinte edições, o Campeonato Municipal de Futsal de Pedro Osório homenageia o ex-atleta e treinador Gilmar Sigalles, o Maia

Por Andrei Vilela / Agência Em Pauta

Durante a cerimônia inicial, autoridades municipais se juntaram ao homenageado para a abertura oficial do campeonato. Foto: Juninho Ebersol | Prefeitura de Pedro Osório

Na noite do último domingo (13), o Ginásio de Esportes Três de Abril recebeu a abertura oficial do 20° Campeonato Municipal de Futsal de Pedro Osório, Copa Gilmar Sigalles. Neste ano, a prefeitura escolheu homenagear Gilmar Sigalles, o Maia, responsável pelo projeto municipal “Viva Vida”. Veterano, Prata e Ouro são as categorias disputadas na edição de 2023 do campeonato.

Na noite de estreia, quatro jogos foram marcados para dar o pontapé inicial da competição. Pintura e Piratini se enfrentaram no Veterano, Pintura e Los Gurizes fizeram o primeiro jogo da Série Prata e Garage Futsal e Piratini B também jogaram pela Série Prata, que está dividida em dois grupos. O jogo de fundo, pela Série Ouro, reuniu o atual campeão do campeonato, Mamutão, contra a tradicional equipe do LDC.

O início da Copa Gilmar Sigalles se dá em meio a reta final do 21° Campeonato Municipal de Cerrito, que conta com muitas equipes e atletas que também disputam o campeonato em Pedro Osório. Dessa forma, a opção por iniciar com o final do campeonato na cidade vizinha preza pela qualidade da competição no município. A copa tende a intercalar jogos em sábados e domingos, além de feriados, para cumprir a previsão de término, marcada para o dia 18 de novembro.

A administração municipal de Pedro Osório, neste campeonato, retorna ainda com as premiações de “Destaque da Partida” em todos os jogos para o jogador escolhido. Além disso, oferece o serviço de transmissão de partidas ao vivo, com áudio e vídeo, em uma parceria do site pedroosorio.net e Rádio Portal Sul FM. Em primeiro momento, apenas no último jogo da noite. A expectativa é de que nos jogos finais a transmissão ocorra em todas as categorias.

Em meio a uma noite fria, população pedroosoriense comparece em peso no ginásio. Foto: Juninho Ebersol | Prefeitura de Pedro Osório

Jogos da noite

Para abrir a noite de jogos, uma reedição da final da categoria Veterano do último campeonato, Copa Andreaza Ávila, entre Pintura e Piratini. Dessa vez, melhor para a atual campeã. A equipe do Pintura venceu pelo placar de 2 a 1 e larga com vantagem. Logo após, a equipe do treinador Pablo Torres voltou à quadra, mas para a disputa da Série Prata.

Novamente embalado pela sua torcida, a equipe do Pintura enfrentou a equipe estreante do Los Gurizes, pela Série Prata. Agora, melhor para o Los Gurizes, que marcou no finalzinho da partida e soma três pontos no grupo. O placar final foi de 3 a 2. O outro jogo pela Série Prata também reuniu duas equipes estreantes, o Garage Futsal e o Piratini B. Dois times que mantiveram o ritmo ofensivo e procuraram o gol durante os 40 minutos de partida. No final, 5 a 4 para o Garage Futsal, e destaque para o atleta Rafinha, autor de três gols.

O último jogo da noite, e o mais esperado, trouxe uma reedição da semifinal do último campeonato. A equipe do Mamutão, que viria a se tornar campeã, eliminou a equipe do LDC em 2022. De lá pra cá, uma rivalidade que cada vez ganha mais força em Cerrito e Pedro Osório. Em um primeiro tempo sem gols, a partida reservava emoções até o último minuto do segundo tempo. O Mamutão saiu na frente com o camisa 10, Iaguinho. O LDC respondeu, e não foi pouco, marcou logo quatro gols, um atrás do outro. Juliano Mendes (três vezes) e Charles foram os autores dos gols. Com goleiro linha, o Mamutão foi pro tudo ou nada e até conseguiu dois gols, com Pablo e Luquinhas, mas não foi capaz de empatar e reverter o resultado. Vitória do LDC por 4 a 3.

Após a vitória, Juliano Mendes foi escolhido o “Destaque da Partida”. O atleta arroio-grandense agradeceu a torcida e ressaltou a estreia da equipe na competição. “Hoje conseguimos sair com a vitória, uma bela estreia contra uma excelente equipe. Um jogo muito difícil, eles cresceram no final do jogo, mas conseguimos manter. É isso aí, estou feliz demais”, destacou o jogador.

513 pagantes assistiram ao espetáculo nas arquibancadas do Ginásio Três de Abril. Foto: Juninho Ebersol | Prefeitura de Pedro Osório

Homenageado

Gilmar Sigalles, o Maia, é responsável pelo projeto da Prefeitura Municipal de Pedro Osório “Viva Vida”. O projeto incentiva a prática do esporte a crianças e adolescentes da cidade. Há 19 anos à frente do projeto, o treinador já revelou diversos atletas profissionais. Agora com 59 anos, o treinador participou da formação de atletas como Pablo Valim (Nacional-URU e Peñarol-URU), Jarro Pedroso (Brasil de Pelotas, Pelotas, River Plate-URU, Atlético Goianiense), Nillier (Farroupilha, Inter-SM, Guarany de Bagé), todos estes naturais de Pedro Osório.

Como jogador, Maia atuou por equipes como o Piratini, Ferroviário, Cobra, Concórdia, Greminho, entre outros. Com o sucesso na base pedroosoriense, Maia foi para Pelotas, onde treinou o Farroupilha, Napoli, Galera Gremista e Santa Cruz. Neste último, revelou mais de 10 atletas profissionais, incluindo o lateral direito William, ex-Internacional, Wolfsburg e hoje jogador do Cruzeiro, de Minas Gerais, disputando a Série A do Campeonato Brasileiro.

Atualmente, o treinador segue na linha de frente do projeto “Viva Vida” e conta com conquistas recentes e expressivas. Foi vice-campeão brasileiro da Copa Teutônia e é o atual campeão das categorias sub-11 e sub-13 do Campeonato Municipal de Arroio Grande, além de inúmeros títulos nos citadinos de Pedro Osório e Cerrito. Acumula também seis títulos citadinos de futsal em Pelotas, três pelo Santa Cruz e três pelo Galera Gremista, mais de 10 títulos municipais com o Tricolor Paulista e campeão com o Farroupilha no futebol de campo.

Durante a cerimônia de abertura, os atletas do projeto “Viva Vida” fizeram uma homenagem ao Maia. Os atletas chegaram com uma bandeira da equipe. Enrolado na bandeira, Maia recebeu das mãos das crianças e adolescentes uma placa de agradecimento, além de um presente simbólico entregue por pais de alunos. “Mais uma vez, agradeço de coração a homenagem. Hoje, 41 anos de trabalho junto ao esporte. 90% dos jogadores que jogam este campeonato, principalmente aqui na Ouro, tantos atletas que jogaram com o Maia lá atrás estão aqui, e agora seguimos com a garotada pequena com o mesmo objetivo”, disse, emocionado, o homenageado.

Maia é reverenciado por atletas e por todo o público. Foto: Juninho Ebersol | Prefeitura Municipal de Pedro Osório

Na próxima semana, os desportistas da cidade já têm compromisso marcado. A segunda rodada da Copa Gilmar Sigalles traz mais quatro jogos ao cenário esportivo do município no domingo (20). Nacional e Garra Futsal fazem o primeiro jogo da noite, pela categoria Veterano. Logo após, duas equipes estreantes na Série Prata se enfrentam: Los Santos Futsal e Charqueada Futsal. Na Série Ouro, dois jogos serão disputados. Primeiro, Bocha Futsal e Tubarão Futsal. E o jogo de fundo é entre Nacional e Piratini. O valor do ingresso é de R$3,00.

Antes disso, todas as atenções se voltam para a grande final do 21° Campeonato Municipal de Futsal de Cerrito, a Copa Alexandre Antunes Vergara (Tanha). No próximo sábado (19) ocorrem os jogos decisivos da competição no Ginásio de Esportes Genes Leão Bento, onde muitos atletas e equipes disputam os títulos.

Comentários

comments

Você pode gostar...