Connex 2024: existe a segurança pública?

Everson da Martha e Marisa Campos / Em Pauta

Tâmara Soares do instituto cidade segura apresentando o programa sagaz – Fotos: Marisa Campos / Em Pauta

Nos dias 13, 14 e 15 de março foi realizado em Pelotas o Connex – Conexão de Experiências em Segurança Pública e Prevenção às Violências, evento organizado pela Frente Nacional de Prefeitos e Prefeitas para debater ações de segurança pública e prevenção à violência. O evento buscou debater a questão nacional da segurança, relacionada ao poder público.

As palestras foram realizadas em três locais do centro histórico da cidade, o Theatro Guarany, Clube Caixeiral e a Faculdade Senac, sendo alguns destaques para as falas de Andrei Rodrigues, Diretor Chefe da Polícia Federal, o governador do RS, Eduardo Leite e Caco Barcellos, Jornalista da TV Globo.

Na palestra de abertura, o painel principal ficou a cargo de Marcos Rolim, jornalista, sociólogo, consultor de segurança pública, ao longo da fala ele tocou em pontos sensíveis aos agentes de segurança como a grande letalidade das ações policiais e sendo questionado por um homem na plateia sobre questões ligadas às ações policiais.

Sobre as reclamações dos agentes, Rolim afirma que isso faz parte do jogo democrático e que esses eventos são importantes também para ouvi-los, já que são os agentes que estão na linha de frente, ele também lamenta o uso político-ideológico do tema da segurança pública. Ele também valorizou debates como o Connex e reforçou que na ausência de um debate nacional sobre segurança pública, os municípios podem, sim, organizar políticas.

Caco Barcellos, jornalista que tem longa carreira cobrindo a truculência da polícia, palestrante do último dia de evento

Outro nome importante do primeiro dia foi Andrei Rodrigues, natural de Pelotas, ele voltou a cidade na figura de Diretor-Geral da Polícia Federal, e falou sobre alguns desdobramentos do 8 de janeiro. Segundo ele: “todo o evento que promove o debate e a discussão sobre a segurança pública é relevante”. Ele ainda reforça o papel da polícia federal e prezou pela garantia de autonomia do órgão e também pela democracia.

Andrei Rodrigues (ao centro), diretor geral da Polícia Federal – Foto: Everson da Martha

Já no segundo dia de evento o destaque se deu com paineis com temas importantes como a violência contra mulher e a prevenção da violência contra os jovens e quais projetos existem para tirar o jovem da rua, sendo um convidado em destaque Marcone Ribeiro, Secretário-executivo de Juventude da cidade de Recife-PE. Além de palestrantes de outros estados, o Connex também contou com a presença de autoridades de outros países como Colômbia e Congo.

No terceiro e último dia houve a palestra com o jornalista e escritor, Caco Barcellos, com o Clube Caixeiral lotado para ouvir a sua trajetória na construção de reportagens, principalmente sobre violência e segurança. A partir da sua jornada com o Profissão Repórter, o jornalista ressaltou a questão econômica das cidades que influenciam no aumento ou diminuição da violência, também citou dados referentes ao Pacto da Paz de Pelotas que demonstrou diminuição no número de mortes no município.

Todos os paineis, conversas e atividades do Connex foram de extrema importância para o município, pois a segurança pública é um tema que precisa ser sempre discutido e a população deve estar presente nessas discussões, pois dessa maneira as autoridades conseguirão elaborar ações efetivas para combater a violência urbana. Agora a próxima edição do Connex será realizada em 2026 e esperamos dados melhores sobre a questão da segurança em Pelotas.