Conheça a Designeria – a empresa júnior de design da UFPel

Por Débora Martins e Rafaelle Ross

Completados três anos de existência em novembro, a Designeria reúne estudantes da UFPel interessados em design para vivenciar o mercado de trabalho ainda na faculdade. A empresa júnior é ligada a um projeto de extensão coordenado pela professora Mônica de Faria e conta majoritariamente com alunos dos cursos de Design Digital e Gráfico, porém, as inscrições para os processos seletivos são sempre abertas a toda universidade.

Designeria

Foto: Reprodução

O atual presidente da empresa, Roger Pitsch, aluno do sétimo semestre do curso de Design Digital, explica que o principal objetivo da Designeria é atender a comunidade pelotense: “A intenção é trabalhar com pequenas empresas, ou que estejam começando. É positivo para elas por já começarem contando com um trabalho de qualidade, e para nós, pela experiência”.

O atrativo da Designeria, e o que possibilita a integração com a comunidade, é o valor cobrado bem abaixo do mercado – o que evita competição com outras agências da cidade. A experiência prática dos estudantes é prioridade, principalmentea interação com o cliente: “Na universidade, nossos clientes são os nossos professores, e é tudo muito simulado. Quando um cliente vem aqui na empresa, nós fazemos o briefing, orçamento, contrato”, explica Roger.

Toda essa experiência proporcionada pelo projeto chama a atenção de alunos de outros cursos. Mônica Bandeira, estudante de Jornalismo na UFPel, ficou sabendo do processo seletivo da empresa júnior pela internet. “Em 2010, na mesma época em que entrei no Jornalismo, passei no processo seletivo do IF-Sul para o curso de Comunicação Visual. Me apaixonei pelo design já no começo”, conta. Hoje formada no Instituto Federal, Mônica une as duas áreas através da Designeria, onde aprendeu a “trabalhar em equipe, a gostar mais de design, seguir prazos e atingir metas”.

Através do projeto de extensão, a Designeria consegue realizar também atividades acadêmicas. Em parceria com o Centro Acadêmico, eles são responsáveis por organizar a semana acadêmica dos cursos de Design, além de, todo semestre, promoverem oficinas abertas à comunidade no Centro de Artes.