Aula inaugural acontece no campus do direito da UFPel

O artista Pelotense Vitor Ramil, foi o palestrante da aula inaugural do Centro de Letras e Comunicação (CLC)

Vitor Ramil conversou com os estudantes na Aula Inaugural do CLC. Imagem: Giordanna Benkenstein Vallejos

Na segunda-feira (13), às 19 horas, aconteceu a aula inaugural do Centro de Letras e Comunicação (CLC) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O artista pelotense Vitor Ramil conduziu diferentes assuntos no auditório do curso de Direito da UFPel.

Na noite chuvosa, Ramil iniciou a conversa com os estudantes desconstruindo o próprio nome do evento, que segundo ele não era inaugural devido ao semestre já ter iniciado desde março e nem uma aula por ele não ser um professor. O artista optou falar sobre seus quatro livros: Satolep, Pequod, A Estética do Frio e A Primavera da Pontuação.

Segundo o autor, esses livros foram escritos com um longo intervalo de anos entre eles, por ele usar um método caótico baseado nas intuições do momento. Ele leu fragmentos de cada uma de suas obras e em alguns momentos tardou em encontrar a parte que queria ler, arrancando aplausos e risadas dos estudantes, demonstrando que seu método caótico funciona quando se trata de cativar o público.

Foi aberto um espaço para perguntas, no qual alguns alunos questionaram o artista sobre o cenário atual político do corte de verbas. Vitor Ramil respondeu com a seguinte frase: “Estamos vivendo um período de desmonte da educação e da cultura, e acredito que essa conversa já é uma forma de resistência”, finalizou. O encerramento aconteceu com a leitura de trecho de um dos livros de Vitor Ramil.