Abrigo da Rural realiza feira de adoção Adote Um Aumigo

O abrigo de cães resgatados das enchentes na Associação Rural de Pelotas empreende mais uma feira de adoção.

Por Maria Eduarda Lopes / Em Pauta

O Abrigo da Rural realizou no sábado (27) mais uma feira de adoção, desta vez em parceria com a rede de Supermercados Paraíso, na loja localizada na rua Almirante Barroso. Ao todo, apenas um cão foi adotado.

A feira chamada Adote Um Aumigo também contou com o apoio de diversas marcas de rações e petiscos para pets, oferecidos como brinde ao público. Com o título de Empresa Amiga dos Animais, concedido pela Prefeitura Municipal de Pelotas, o Supermercado Paraíso possui iniciativas em prol da proteção animal.

“Procuramos parcerias com empresas que já nos fornecem produtos de ração para a feira”, diz o gerente, Osvaldo Medeiros. “Junto ao Canil, temos um projeto de apoio através de doações dos clientes. É uma forma da rede Paraíso poder ajudar. E juntamente a isso, tivemos a ideia de colaborar com tantos animais que estão perdidos ou soltos”.

Feira foi realizada no Supermercado Paraíso. / Foto: Maria Eduarda Lopes.

O abrigo de cães da Associação Rural existe desde maio deste ano, quando as enchentes que assolaram o estado do Rio Grande do Sul chegaram à Pelotas. Os animais foram resgatados em situação de risco, abandonados ou perdidos, através da Secretaria de Qualidade Ambiental. Todos receberam atendimento veterinário, e estão com vacinas e vermífugos em dia, além de recentemente terem sido castrados.

O lugar já chegou a contar com uma capacidade máxima de mais de 300 cães. Dezenas de funcionários e voluntários participaram das atividades e se envolveram com a causa, enfrentando esse desafio inesperado e contando com o apoio do poder público municipal e o envolvimento da população.

Rações e petiscos oferecidos como brinde. / Foto: Maria Eduarda Lopes

Ao decorrer dos meses, 4 feiras de adoção foram realizadas, e aproximadamente 150 animais já conseguiram um lar. Com 47 cães ainda sem tutores, a esperança continua firme. “Infelizmente percebemos uma baixa. Mas ainda temos esperanças de que antes de encerrar as atividades, encerraremos com os 47 cães adotados”, relata o coordenador do abrigo, Gabriel Manzke.

O Abrigo da Rural pode ser encerrado esse mês. “Estamos trabalhando com algumas possibilidades, e uma delas, que é a principal, é a adoção de todos os animais. Não sendo possível, os remanescentes serão transferidos para a estrutura do Canil Municipal”.

Os cães disponíveis para adoção estão sendo divulgados no perfil do Instagram @abrigodaruralpel. Para adotar, é necessário levar um documento de identificação e preencher um termo. A Associação Rural de Pelotas fica localizada na avenida Fernando Osório, 1754.

Adotar um animal, sendo um cachorro ou não, é uma responsabilidade por parte dos tutores de cumprirem com o compromisso de prover cuidados e oferecer um ambiente digno e seguro.

E apesar da cidade ter superado o estado de calamidade das inundações, os efeitos ainda se desdobram atualmente. Ao voltar os olhares para a causa do abrigo, a população tem o poder de ajudar esses animais a garantirem uma nova vida, diferente de tudo que eles já conheceram: o abandono e a negligência. Os cães da Associação Rural são um símbolo de superação, e principalmente, uma lembrança de esperança.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Comentários

comments

Você pode gostar...