A prática e ensino de esportes na educação municipal de Pelotas
Pelotas possui um forte histórico esportivo e hoje, tem diversos clubes e times de futebol profissionais. Todavia, a infraestrutura esportiva nas Escolas de Ensino Fundamental (EMEF) ainda requer atenção
Por Eduarda Saraiva e Priscila Fagundes / Em Pauta
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, são 61 escolas que atendem estudantes do Ensino Fundamental, que abrangem do 1° ao 9° ano escolar. Dessas escolas, 47% possuem quadras esportivas, segundo o Qedu (portal de dados educacionais). As quadras são geralmente usadas para a prática de esportes como futebol, basquete, vôlei e handebol. Algumas instituições ainda possuem uma estrutura com campos de futebol, pistas de atletismo e ginásios de esporte. No entanto, essas instalações são menos comuns e estão disponíveis apenas em algumas escolas.
Segundo a Professora do Curso de Educação Física da UFPEL e Coordenadora do PIBID, Franciele Roos Da Silva Ilha, durante a graduação, os estudantes que serão os próximos “professores” das escolas municipais, se interessam mais nas temáticas de: Educação Física Escolar e Trabalho Docente. No que tange a Educação Física Escolar, que se caracteriza por ser uma disciplina obrigatória presente no currículo escolar, que tem como objetivo promover a formação integral dos alunos por meio da prática de atividades físicas, esportivas e recreativas, as aulas não se caracterizam apenas por serem práticas ou teóricas e sim por terem que ter as duas modalidades.
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Mário Meneghetti que fica localizada no Quatro Ltm Getulio Vargas da cidade, as atividades são desenvolvidas a partir do planejamento anual, seguindo o plano de ensino da Educação Física, com base nos documentos normativos (BNCC, Referencial Curricular Gaúcho, e Documento Orientador do Município).
“Os planos de aulas são elaborados e enviados para a coordenação pedagógica da escola e nos casos de turmas que possuem estudantes que necessitam de atendimento especializado para as professoras do Serviço de Orientação Educacional” explicou o professor de Educação Física da escola, Felipe Fernando.
Além disso, a escola ainda possui uma sala multiuso, uma quadra coberta e um pátio na área externa da frente da escola, e esses espaços são utilizados pelos professores de Educação Física em esquema de revezamento. O uso desses setores são prioritários da Educação Física e para isto existe um calendário a ser seguido pelos professores do componente curricular, o qual é respeitado pelos demais. Assim, quando há mais de um professor de Educação Física trabalhando, um está na sala multiuso e os outros nos demais espaços.
As aulas teóricas de educação física na escola, na maioria das vezes estão integradas a parte prática das aulas. Para o professor Felipe Fernando, o perfil dos alunos exige mais caráter prático do que teórico.
Contudo, as duas modalidades se tornam muito importantes para os alunos. Hoje o Ensino Fundamental conta com jovens de 6 a 10 anos nos anos iniciais e de 11 a 14 anos nos finais de semana, segundo o Portal do Ministério da Educação. E de acordo com dados do CENSO Escolar de 2022, feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), o ensino fundamental em Pelotas tem 14.107 alunos estudando em turno parcial (somente manhã ou tarde) e 648 estudantes em turno integral (dia inteiro).
As aulas teóricas se tornam importantes para fornecer conhecimentos sobre os fundamentos teóricos da disciplina, como anatomia, fisiologia, história e regras dos esportes, além de educar os alunos sobre a importância da atividade física para a saúde. Esses conhecimentos teóricos ajudam a promover uma compreensão mais ampla e aprofundada da prática esportiva, estimulando os alunos a adotarem hábitos saudáveis e se interessarem por atividades físicas fora da escola. Já as aulas práticas permitem aos alunos experimentarem na prática os conceitos aprendidos nas aulas teóricas.
A prática de esportes e atividades físicas na escola é importante para desenvolver habilidades motoras, coordenação, equilíbrio, força e resistência física, bem como aprimorar a capacidade cardiovascular e respiratória. Além disso, as atividades práticas de Educação Física podem ser um espaço para os alunos desenvolverem habilidades socioemocionais, como a cooperação, o trabalho em equipe, a liderança, a tolerância, a empatia e o respeito mútuo. E para isso as escolas necessitam de uma infraestrutura que possibilite aos jovens os devidos aprendizados.
A Secretaria Municipal de Educação de Pelotas tem feito esforços para melhorar a infraestrutura de esporte nas escolas municipais. Em 2020, a Prefeitura de Pelotas investiu cerca de R$ 2,5 milhões em reformas e construções de quadras esportivas em escolas municipais. O programa “Mais Educação” tem como objetivo ampliar o acesso dos alunos a atividades esportivas e culturais, oferecendo oficinas de esporte e cultura nas escolas.
A cidade conta com um Ginásio Municipal inaugurado em 2017, o qual abriga projetos realizados pela SMED e sedia eventos. O local possui quadra poliesportiva, vestiários e banheiros adaptados, cozinha, guarda-volumes, sala para materiais esportivos e local para instalação de cantina. Na área externa, piso com identificadores para deficientes visuais e espaço adaptado para a prática de skate. Possui capacidade de receber até 700 pessoas. Atualmente o ginásio recebe atividades de futsal, handebol, voleibol, basquete, câmbio, treinamento funcional, pilates, ginástica, ritmos, dança, atividades paradesportivas, boxe, taekwondo, judô e outros.
Soma-se a isso o Departamento de Desporto e Lazer que segundo os dados do Conselho Municipal de Desportos, promove anualmente o JEPEL. Jogos nas modalidades de Atletismo, Basquete, Futsal, Handebol, Rugby, Skate, Taekwondo, Voleibol e Xadrez. Além das modalidades do PARAJEPEL, para pessoas com deficiência. O evento envolve todas as escolas da cidade, mais de 150 unidades participam com aproximadamente 7.000 alunos.
Felipe afirma ainda que alguns dos alunos dos anos finais da Escola Mário Meneghetti conhecem o JEPEL e em anos anteriores demonstraram interesse em participar, “Pelo que já ouvi eles falando, posso dizer que se empolgam com a ideia da participação no evento sim!”, diz o professor.
Nas escolas a finalidade da prática de esportes e atividades nas aulas de educação física é possibilitar aos estudantes participar de práticas de linguagem diversificadas, que lhes permitam ampliar suas capacidades expressivas em manifestações artísticas, corporais e linguísticas, como também seus conhecimentos sobre essas linguagens, em continuidade às experiências vividas na Educação Infantil.
Daí se tem a importância do envolvimento dos estudantes, professores e órgãos públicos, que devem garantir por meio do investimento em políticas públicas na qualidade do espaço e dos materiais para realização das atividades dentro e fora das escolas. Incentivando a juventude de uma cidade que já possui uma conexão tão forte com o esporte.