A INCRÍVEL HISTÓRIA DE ADALINE

Por Graça Vignolo de Siqueira

Sinopse:

“Adaline Bowman (Blake Lively) nasceu na virada do século XX. Ela tinha uma vida normal até sofrer um grave acidente de carro. Desde então, ela, milagrosamente, não consegue mais envelhecer, se tornando um ser imortal com a aparência de 27 anos. Ela vive uma existência solitária, nunca se permitindo criar laços com ninguém, para não ter seu segredo revelado. Mas ela conhece o jovem filantropo, Ellis Jones (Michiel Huisman), um homem por quem pode valer a pena arriscar sua imortalidade.”

Imagem: Divulgação

Quando li a sinopse de A Incrível História de Adaline, a primeira lembrança que tive foi do ótimo filme O Curioso Caso de Benjamin Button (2008), com todo o seu romance e magia. E mesmo depois de assistir à estreia da semana, no Cineflix do Shopping Pelotas, a fórmula continuava em minha cabeça. Mas não é só, pois esse é um filme que surpreende.

Dirigido pelo jovem Lee Toland Krieger e protagonizado por Blake Lively, de Gossip Girl, a trama conta a vida de Adaline. A jovem nasceu no primeiro dia de 1908 teve uma infância normal, namorou, casou, teve uma filha e enviuvou.

Aos 27 anos, na década de 30, quando voltava para casa sofreu um estranho acidente de carro. Logo, uma combinação extraordinária de fenômenos, entre a hipotermia e a descarga de um raio, altera seu metabolismo.

A partir desse momento, embora custe a se dar conta disso, ela não mais envelhece. Passam-se décadas e Adaline continua com 27 anos. Em função disso, e por ter uma filha que envelhece naturalmente, acaba por optar pela solidão.

Um dia ela encontra Ellis Jones, que se apaixona imediatamente por ela. Embora fuja de relacionamentos resolve seguir os conselhos da filha e passa um tempo com o rapaz. Afinal, ela pretende mudar-se dali em breve.

Michiel Huisman é ator, músico, cantor e compositor holandês. Ficou conhecido por participar de séries na televisão sendo a última na pele de Daario Naharis em Game of Thrones.

Após muitos anos evitando o amor, Adaline aceita passar um fim de semana na casa da família de Ellis. É quando o passado volta a assombrá-la.

No filme temos a participação especial do ator Harrison Ford, 72 anos, que encanta em seu desempenho no papel de William Jones. Ele transmite uma melancolia como nunca o vimos antes. Realmente sua ótima atuação faz diferença na história.

Atentar para a incrível semelhança entre Anthony Ingruber, escolhido para viver William na versão jovem, e o ator Harrison Ford.

A maior qualidade encontrada em A Incrível História de Adaline é evitar a espetacularização do tema e se deter na análise das consequências íntimas ocorridas na vida da personagem. Que não são poucas. Não podemos esquecer que sem envelhecer Adaline acaba tendo muitas perdas em sua vida.

A história é narrada pelo ator Hugh Ross num tom de fantasia e tenta explicar o que aconteceu alegando que o fenômeno só será descoberto no ano de 2035.

Blake Lively também tem um desempenho ótimo. Tem a sapiência de quem já viveu muito. A tristeza de quem já sofreu muitas perdas. A reserva de quem não deve alardear sua condição. A calma de quem não precisa mais ter pressa.

Uma história comovente, simples, com uma trilha sonora singela e um romance que impressiona. Previsível, mas indispensável para quem admira um bom filme onde o valor dos sentimentos se sobrepõe à ação, ao 3D e aos efeitos digitais.

Nota: 9,5

Link para o trailer: