Projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão (em andamento):
Título: A História da Hotelaria em Pelotas na Primeira Metade do Século XX
Período: 2021-2028
Coordenadora: Dalila Müller
Descrição: O presente projeto visa traçar a história da hotelaria em Pelotas na primeira metade do século XX. Este projeto busca resgatar elementos essenciais para a reconstrução da memória da cidade, uma vez que os hotéis se caracterizaram como locais de hospedagem e de sociabilidade urbana. No final do século XIX e início do século XX Pelotas se destacou pelo seu progresso econômico, urbano e sociocultural e pelas atividades de lazer, possuindo fama de riqueza, prosperidade e intelectualidade, porém, na década de 1930, Pelotas começa a perder sua hegemonia econômica, política, social e cultural e sua importância no cenário estadual. Desse modo, trabalha-se com a hipótese de que a hotelaria reflete o contexto socioeconômico no qual está inserida, ou seja, apresenta um desenvolvimento durante os períodos de auge da economia de Pelotas e declina quando a cidade entra em crise. A pesquisa consistirá numa pesquisa histórica, sendo a coleta de dados realizada através de pesquisa documental e bibliográfica e de história oral.
Título: Visitas Monitoradas pelos Prédios da Universidade Federal de Pelotas 2
Período: 2021-2028
Coordenadora: Dalila Müller
Descrição: O objetivo deste projeto consiste em elaborar e realizar visitas monitoradas pelos prédios da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) localizados na cidade de Pelotas e no Campus Capão do Leão, no município de Capão do Leão, visando divulgar, valorizar e preservar o patrimônio edificado da UFPel. Esta atividade é organizada e desenvolvida pelo Curso de Bacharelado em Turismo da UFPel, entendida como um processo de ensino e aprendizagem que tem como foco o patrimônio. O patrimônio edificado deve ser utilizado, apropriado pela sociedade de modo que os moradores sintam-se pertencidos e identificados a ele. A Universidade Federal de Pelotas, fundada em 1969, adquiriu no decorrer dos seus 47 anos de existência um conjunto de prédios que compõe o patrimônio cultural edificado da UFPel. Estes prédios estão localizados no campus Capão do Leão e em diferentes locais no espaço urbano da cidade de Pelotas. As visitas monitoradas possibilitam o conhecimento da história desses prédios bem como dos usos e atividades atuais desenvolvidas nos mesmos.
Título: Café com Turismo
Período: 2020-2026
Coordenadora: Laura Rudzewicz
Descrição: O projeto de ensino Café com Turismo compõe-se de encontros mensais, que tem o objetivo de criar um espaço de diálogo e reflexão sobre a formação e atuação profissional em Turismo. O público-alvo principal são os acadêmicos do curso e de outros cursos da UFPel, além de integrar docentes, egressos e outros profissionais atuantes na área do Turismo e comunidade em geral, interessada no tema. Com isso, busca-se incentivar a troca de ideias e experiências entre os públicos envolvidos, refletir sobre as possibilidades e desafios do mundo do trabalho relacionado à área, oferecer aos discentes uma oportunidade de aproximação ao mundo do trabalho na sua área de formação, promover uma (re)aproximação com os egressos do Curso de Turismo da UFPel, promover a relação entre a teoria e a prática relacionada a diversos componentes curriculares, ampliando as possibilidades de novos aprendizados para além da sala de aula. O projeto dá continuidade as ações iniciadas em abril de 2019.
Título: Projeto de Permanência Qualidade Acadêmica do Curso de Turismo (PPQATur)
Período: 2023-2027
Coordenadora: Guilherme Garcia Velasquez
Descrição: O Projeto de Permanência e Qualidade Acadêmica para o Curso de Turismo busca congregar diferentes ações e iniciativas tendo em vista a promoção da qualidade do curso. É uma resposta a resolução COCEPE nº 16 de 14/06/2018 que aprovou o Programa de Permanência e Qualidade Acadêmica. O projeto propõe o monitoramento de indicadores como número de ingressantes, alunos matriculados, aprovações e não aprovações (em suas modalidades cancelamento, infrequência, desligamento, trancamento e reprovação); além daqueles providos pelo SINAES; acompanhamento de egressos e pesquisa com discentes. A partir desse monitoramento se propões com a comunidade do curso o debate sobre ações para melhoria da situação possíveis de serem realizadas no âmbito do colegiado e encaminhamento das demandas correspondentes a outras instâncias da instituição.
Título: Painel do Turismo: entendendo as dinâmicas do turismo a partir de dados abertos
Período: 2023-2026
Coordenadora: Mauricio Ragagnin Pimentel
Descrição: Trata-se da continuidade de um projeto (3829) que se propõe a realizar análises exploratórias de bases de dados de acesso aberto com referência ao turismo. Em sua primeira edição o projeto identificou uma série de bases de dados com acesso aberto e informações relevantes à compreensão das dinâmicas do turismo no Brasil. Vale mencionar os microdados do CADASTUR, a RAIS/CAGED, os financiamentos do BNDES e Fungetur, repasses e convênios da União para projetos cuja rubrica é turismo, orçamentos municipais divulgados pelo TCE com ações dedicadas ao turismo, dados de movimentação de passageiros disponibilizados por ANAC, ANTT, informações sobre acesso a redes de telefonia móvel difundidas pela ANATEL. Atualmente, à exceção da discussão das políticas nacionais, a literatura científica sobre turismo no Brasil tem estado centrada em estudos de caso. Neste sentido, o estudo de tais bases contribui para a busca da compreensão de um quadro geral da dinâmica do turismo no país e suas diferenças regionais. Ao tratar-se de bases de dados abertos disponibilizadas periodicamente, esses indicadores poderão ser referência em futuros estudos de cunho longitudinal. Apesar do caráter aberto, muitos desses indicadores são desconhecidos dos gestores em Turismo. Assim, um processo de interpretação e difusão dessas informações aliado ao debate com os atores pode auxiliar a uma melhor compreensão das dinâmicas do setor e auxiliar futuras tomadas de decisões pautadas em evidências. Aos serem interpelados os resultados também podem instigar contribuições teóricas em temas como políticas públicas, territorialização e regionalização do turismo. Além disso, a organização dos dados permite estudos investigando escalas mais próximas e comparando diferentes realidades regionais. Afora sua contribuição científica o projeto prevê ações de ensino como a realização de oficinas sobre a análise exploratória de dados abertos e ações de extensão como a manutenção e atualização do site https://wp.ufpel.edu.br/paineldoturismo/