De acordo com o PDI (2022-2026) e o PDTIC (2023-2027) o serviço de Desenvolvimento e Sustentação de Sistemas de Informações deve privilegiar, preferencialmente, o Sistema Cobalto (sistema integrado de gestão acadêmica e administrativa).
Discentes, docentes, técnico-administrativos, egressos e comunidade externa têm acesso personalizado ao Sistema Cobalto. De acordo com o perfil de acesso (autenticado pelo CPF), módulos correspondentes às especificidades dos usuários são disponibilizados.
O Sistema Cobalto segue os princípios de utilização de software livre e integra por meio de “módulos” as diversas “funcionalidades” acadêmicas e administrativas da UFPel.
No caso da UFPel, esse material é construído pelo quadro de pessoal da SGTIC e se destina a instruir os usuários sobre como utilizarem os serviços aqui catalogados.
No caso da UFPel, internalização de sistemas de informação é o processo de adaptação de uma solução e/ou serviço, em geral um software de computador desenvolvido externamente, capaz de atender uma demanda encaminhada pela gestão da Universidade e/ou sociedade.
No caso da UFPel, prospecção de sistemas de informação é o processo baseado nos princípios da governança pública da Universidade (Portaria nº 228, de 08/02/2022), o qual busca uma solução de TI alternativa à preferencial, que é o Sistema Cobalto.