Bolsas para estudar em Paris na Université Paris-Saclay

FONTE: https://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/estudar-em-paris-saclay/

*a CRInter faz apenas a divulgação da oportunidade, qualquer dúvida deve ser encaminhada diretamente ao organizador do edital.

A Université Paris-Saclay está com edital aberto para benefícios para fazer mestrado na França no ano acadêmico 2022-2023. As bolsas tem duração de um ou dois anos, dependendo do curso (M1/M2) e são para estudantes estrangeiros aprovados em programas de mestrado na instituição em todas as áreas do conhecimento.

Como se candidatar às bolsas para estudar em Paris

Para se candidatar às bolsas para estudar em Paris da Université Paris-Saclay, é preciso já ter sido aceito em um programa de mestrado da Universidade e estar vinculado a uma de suas instituições AgroParisTech, CentraleSupelec, ENS Paris-Saclay, INSTN-CEA, IOGS, Université d’Evry Val d’Essonne, Université Paris-Sud e Université Versailles St-Quentin. As instituições oferecem diversos cursos de mestrado em francês e em inglês em diversas áreas: engenhariainformáticasaúdedireito, biologia, nutrição, ciências sociais e ciências humanas.

O envio do dossiê de candidatura para a universidade deve ser feito, no máximo, até 7 de maio. No entanto, é necessário conferir o calendário de candidatura da instituição que oferece o mestrado que você deseja fazer para saber o prazo exato desta instituição para o curso escolhido. A candidatura é feita online. Somente os estudantes que atenderem aos critérios de elegibilidade serão convidados, por e-mail, a completar um dossiê de candidatura à bolsa para estudar em Paris. Não é possível se candidatar espontaneamente.

Requisitos para a bolsa da Université Paris-Saclay

O programa de bolsas para estudar em Paris é para candidatos que, além do aceite em um mestrado nas instituições da Université Paris-Saclay, enquadrem-se em um dos seguintes casos:

• estudantes de até 30 anos que nunca estudaram no ensino superior na França
  • estudantes que já fizeram mobilidade acadêmica na França (como Erasmus e intercâmbio), sem obter um diploma do ensino superior francês
  • estudantes estrangeiros que estejam em território francês há menos de um ano, em um curso de idiomas
  • estudantes estrangeiros que estejam em território francês há menos de um ano, em uma formação não-diplomante ou um estágio

Não são elegíveis para as bolsas para estudar em Paris:

• estudantes que estão ou já estiveram matriculados em uma instituição francesa, exceto aqueles matriculados em uma instituição francesa fora da França
  • estudantes que interromperam os estudos por mais de três anos consecutivos
  • estudantes que já se beneficiam de bolsas acima de 650€/mês

A bolsa para fazer mestrado na França

O processo seletivo da bolsa para fazer mestrado em Paris leva em conta a excelência acadêmica, projetos pessoais e, especialmente para o M2, motivações para prosseguir sua pesquisa em um doutorado na Université Paris-Saclay. Os resultados da seleção serão anunciados em junho. A bolsa tem o valor anual de 10.000€ e cobre até 1.000€ de despesas com viagem e visto.

A Université Paris-Saclay

Fundada em dezembro de 2014, a Université Paris-Saclay reúne 19 instituições de excelência da França, entre universidades, grandes écoles e centros de pesquisa. Juntas as instituições propõem um modelo sólido, integrado e reconhecido internacionalmente nos campos do ensino e da inovação. Apesar do aumento dos preços para estudar na França para alunos de fora da União Europeia aprovada para o ano de 2019, a Université Paris-Saclay e suas instituições vão cobrar de brasileiros as mesmas taxas de europeus (cerca de 250 euros por ano) para o ano acadêmico de 2022-2023.

Leia o edital da bolsa
Confira o site das universidades da Paris-Saclay
Datas de candidatura para os cursos