Erasmus dá bolsas de mestrado em Estudos Urbanos na Espanha e mais três países europeus

FONTE: https://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/bolsas-de-mestrado-em-estudos-urbanos-erasmus-mundus/

*a CRInter faz apenas a divulgação da oportunidade, qualquer dúvida deve ser encaminhada diretamente ao organizador do edital.

Sobre o 4Cities Euromaster in Urban Studies do Erasmus Mundus

O 4Cities é um curso de mestrado em Estudos Urbanos com duração de dois anos. As aulas são ministradas cada semestre em uma universidade de uma cidade/país diferente: Bruxelas (Bélgica), Viena (Áustria), Copenhague (Dinamarca) e Madri (Espanha), respectivamente.

O curso tem caráter interdisciplinar e é focado em fornecer aos alunos métodos e meios para a análise e a compreensão do caráter específico das cidades. Estas são consideradas um produto social moldado por ambos contextos, global e local.

Os estudantes saem do mestrado preparados para participar da resolução de problemas urbanos e desenvolver novas estratégias para examinar o processo de globalização e seus impactos. As aulas são em inglês e o curso prevê, além das disciplinas e da dissertação, excursões e pesquisas de campo. Estas são organizadas através da cooperação com instituições não acadêmicas das cidades onde acontecem as aulas.

As bolsas de mestrado em Estudos Urbanos na Espanha

Em uma das suas modalidades, o Partner Countries (países parceiros), o programa contempla estudantes de países não pertencentes à União Europeia que não tenham residido, estudado ou trabalhado na Europa por mais de 12 meses nos últimos cinco anos.

O programa oferece um auxílio para os custos de participação de 9 mil euros por ano e um auxílio para gastos de viagem de 3 mil euros por ano para bolsistas de países distantes. Além disso, o bolsista ainda conta com auxílio único para instalação de mil euros, além de ajuda de custo mensal de mil euros para subsistência durante a inteira duração programa (máximo 24 meses).

Quem pode e como se candidatar para o Erasmus Mundus 4Cities

Candidatos que tenham graduação em áreas afins a

• Geografia
  • Sociologia
  • Literatura
  • Estudos Culturais
  • Arquitetura
  • Economia
  • Ciência Política
  • Administração Pública
  • Turismo, História
  • Criminologia
  • Estudos midiáticos ou similares

Além disso, é necessário comprovar conhecimento em inglês com prova de proficiência (IELTSTOEFL ou outras!).  A candidatura para as bolsas deve ser feita juntamente com a inscrição no mestrado através do formulário online, no qual existe um campo específico para o pedido da bolsa. O prazo para enviar a candidatura para começar a estudar no próximo ano acadêmico é 15 de janeiro.

Documentos para a candidatura no mestrado 4Cities

• Formulário de inscrição
  • Diploma dos estudos prévios (original e traduzido)
  • Histórico escolar da graduação (original e traduzido)