Estudar cinema de animação na Europa com bolsa do Erasmus

FONTE: https://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/cinema-de-animacao-na-europa-erasmus/

*a CRInter faz apenas a divulgação da oportunidade, qualquer dúvida deve ser encaminhada diretamente ao organizador do edital.

RE:ANIMA é um programa de mestrado Erasmus Joint Master em cinema de animação que possibilita estudar em três países da Europa. O prazo de candidatura ao curso e às bolsas se encerra no dia 13 de dezembro.

O mestrado é promovido por três universidades europeias: a Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal), a Aalto University (Helsinki, Finlândia) e a Luca School of Arts (Gent, Bélgica).

O seu objetivo é explorar todos os campos da animação, da narrativa de ficção ao documentário e aos usos experimentais da técnica. Durante o curso, os estudantes aprendem a usar o cinema de animação como uma forma de documentar o mundo e também de agir sobre ele.

Como é o mestrado em cinema de animação

O esquema de mobilidade explora os fundamentos da narrativa do cinema de animação (Gent), reforça habilidades técnicas e artísticas e propõe práticas e experimentação (Helsinki). Na fase final do curso (Lisboa), os alunos usam as ferramentas da animação para retratar e refletir sobre a realidade.

Ao longo dos quatro semestres, os estudantes adquirem competências diferenciadas, exploram diversos métodos e abordagens, além de trabalhar em seus projetos de conclusão do curso. Esses trabalhos podem assumir a forma de ficção, documentário ou animação experimental.

Sobre as bolsas Erasmus Mundus

Os candidatos ao mestrado em cinema de animação podem ser elegíveis para bolsas Erasmus Mundus. De 15 a 18 benefícios são oferecidos para estudantes do curso. O critério de seleção das bolsas é o mérito acadêmico.

As bolsas para alunos provenientes de países parceiros (“partner countries”) incluem: taxas universitárias (9 mil euros por ano); auxílio viagem (2 ou 3 mil euros por ano); auxílio para instalação (1 mil euros); subsídio mensal (1 mil euros).

Candidatos que já foram contemplados com bolsas Erasmus não podem se inscrever para concorrer novamente.

Candidatura ao mestrado em cinema de animação

O RE:ANIMA procura candidatos que já possuam habilidades avançadas em animação e que tenham vontade de aprofundar e ampliar seu conhecimento. A candidatura é online e não há application separada para a bolsa de estudos.

Além de preencher o formulário, é necessário anexar os seguintes documentos:

• Cópia do passaporte;
  • Fotografia recente;
  • Diplomas universitários obtidos (com tradução oficial);
  • Currículo;
  • Duas ou três cartas de recomendação (com informações de contato das referências);
  • Carta de motivação (máx. 1 mil caracteres);
  • Carta de expectativas relativas ao conhecimento a adquirir (máx. 1 mil caracteres);
  • Proposta de projeto (descrição de no máximo 300 palavras do tema que pretende abordar, técnica preferida, estilo e emoções que deseja evocar);
  • Portfólio (com legenda em inglês);
  • Cópia autenticada do certificado de inglês (nível mínimo B2).

Como comprovantes do conhecimento em inglês, são aceitos as seguintes provas de proficiênciaIELTS (6.0); TOEFL (IBT 79, CBT 213 ou ITP 550); TOEIC (Listening + Reading 605 Speaking 160 Writing 150); ACT (English 20 + Reading 20); CAE (A, B ou C); FCE (A, B ou C).

Os estudantes pré-selecionados serão convocados para uma entrevista via Skype com o comitê de seleção. Os candidatos que não se classificarem na primeira fase serão informados sobre o resultado até março.

Saiba tudo sobre o curso
Veja informações sobre a bolsa
Acesse a página de candidatura