NOTA DA CRINTER AOS ESTUDANTES E SERVIDORES EM MOBILIDADE INTERNACIONAL

Prezados estudantes e servidores em mobilidade acadêmica internacional,

Considerando as orientações do Comitê Interno para Acompanhamento da Evolução da Pandemia por Coronavírus instituído na UFPel, recomendamos aos estudantes e servidores da UFPel que se encontram em mobilidade acadêmica no exterior, bem como aos estudantes e pesquisadores internacionais que se encontram em mobilidade acadêmica na UFPel, que tenham cautela ao deliberar sobre o retorno a Pelotas ou ao país de origem.

A decisão pelo deslocamento deve ser tomada junto à própria família do estudante. Deve levar em consideração a situação de moradia e exposição a aglomerações em Pelotas e na cidade/país de origem, bem como o risco de contágio no deslocamento e as políticas de prevenção que estão sendo tomadas em cada país, como o fechamento de fronteiras. É importante que sejam avaliadas as melhores condições para a manutenção das ações preventivas para a diminuição da exposição e do risco de transmissão do Coronavirus.

Aos estudantes da UFPel que estejam em mobilidade acadêmica no exterior e que desejam retornar para o Brasil será garantida a matrícula no primeiro semestre de 2020/1, com registro nas disciplinas que tenham vaga disponível. Para os estudantes e servidores que desejarem permanecer em sua mobilidade acadêmica, sugerimos que fiquem atentos às recomendações locais e sigam todas as orientações das autoridades sanitárias e acadêmicas dos países em que se encontram. A UFPel através da Coordenação de Relações Internacionais e do Comitê Interno para Acompanhamento da Evolução da Pandemia por Coronavírus permanecerá à disposição para tratar de cada caso.

Aos estudantes internacionais em mobilidade na UFPel que desejam retornar ao país de origem, será dado o apoio possível. A CRInter disponibiliza o telefone da Coordenação para a realização de ligações internacionais, sob agendamento. Aos que desejam ficar em Pelotas, a recomendação é para que se mantenham em isolamento social, evitando aglomerações e tomando os devidos cuidados gerais para a diminuição da exposição.

Em caso de dúvidas, os contatos podem ser feitos pelo e-mail crinter.ufpel@gmail.com, crinter@ufpel.edu.br, comitê.covid-19@ufpel.edu.br.

Pelotas, 17 de março de 2020.

MAXIMILIANO CENCI

COORDENADOR DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS – UFPEL