Fundação Wellcome oferece bolsas para pós-graduação em saúde pública e medicina tropical

Master’s Fellowships Public Health and Tropical Medicine é uma oportunidade bem interessante financiada pela Wellcome, uma fundação britânica sem fins lucrativos. A instituição está recebendo candidaturas para um programa de bolsas para pós-graduação em saúde pública e medicina tropical. Os candidatos devem ser provenientes de países de baixa ou média renda.

Para se candidatar a uma das bolsas para pós-graduação em saúde pública, é necessário ter graduação em uma área afim e não ter experiência como investigador, mas possuir aptidão para a pesquisa. Além disso, o candidato não pode estar se candidatando para estudar em um país de alta renda e deve apresentar um projeto referente ao tema que seja validado por uma organização elegível em um país de baixa ou média renda. Essa instituição à qual o candidato deverá estar ligado pode ser sem fins lucrativos. A organização anfitriã será a responsável por submeter a candidatura do interessado à Wellcome.

Como funciona o programa da Wellcome

O programa inclui um subsídio mensal destinado aos custos de vida do bolsista, além de cobrir despesas de viagem e custo total ou parcial das taxas de matrícula na pós. Também estão incluídos no benefício gastos relacionados à pesquisa.

As bolsas para pós-graduação em saúde pública normalmente têm duração de 30 meses. Os primeiros 12 meses devem ser dedicados ao curso de mestrado em um centro de excelência em qualquer lugar do mundo. Os 18 meses restantes equivalem ao período no qual o estudante deverá realizar a sua pesquisa na organização anfitriã. Não há restrições quanto ao país de realização do mestrado. Além disso, o candidato também pode optar por um curso à distância.

Candidaturas às bolsas para pós-graduação em saúde pública

As candidaturas devem ser enviadas até o dia 30 de agosto através do site Wellcome Trust Grant Tracker. A fundação disponibiliza um modelo do documento que deve ser enviado para se candidatar (disponível aqui). É necessário listar informações sobre o candidato, a universidade na qual será realizado o mestrado e a organização que validou do projeto de pesquisa.

O projeto relacionado a saúde pública e/ou medicina tropical deve estar enquadrado em um dos temas de interesse da Wellcome: Genetics and molecular science, Cellular and developmental science, Neuroscience and mental health, Infection and immuno-biology, physiology  e Population health. Serão levadas em consideração a qualidade e a importância do objeto de pesquisa, além da viabilidade da abordagem. O resultado da seleção das bolsas para pós-graduação em saúde pública será divulgado em novembro.

Acesse o edital do programa
Veja a lista do Banco Mundial referente aos países de baixa e média renda
Envie a sua candidatura para a bolsa

FONTE: https://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/wellcome-bolsas-para-pos-graduacao-em-saude-publica/