O programa Winterkurs seleciona, todos os anos, brasileiros para um curso de inverno (em janeiro e fevereiro – nosso verão) em uma universidade da Alemanha. Esse ano as cidades onde os cursos de alemão ocorrem são: Düsseldorf, Berlim, Aachen, Köln, Freiburg, Kassel, Leipzig e Marburg. Qualquer estudante brasileiro com ótimo rendimento acadêmico, a partir do 4º semestre de qualquer faculdade até o doutorado, pode se inscrever. As candidaturas podem ser feitas pelo DAAD Portal até 15 de agosto e o formulário gerado precisa ser enviado pelo correio até a mesma data (vale postagem, veja instruções abaixo).
A bolsa oferece um valor fixo para que se compre a passagem de ida e volta (cerca de 1500 euros), seguro saúde e mais 1875 euros para se manter durante todo o curso. Eles aconselham que os selecionados levem de 500 a 800 euros próprios pra passar o período do curso, mas isso depende da cidade também.
O curso é todo ministrado em alemão óbvio e inclui aulas do idioma pela manhã e seminários e atividades culturais pela tarde. Por isso, é indispensável ter, pelo menos, nível B1 (intermediário) – que deverá ser comprovado por teste de proficiência. As aulas devem começar em janeiro com duração de quatro a seis semanas. Os candidatos podem indicar, no formulário de inscrição, qual cidade preferem para a bolsa para curso de alemão nas férias.
Como se inscrever na bolsa para curso de alemão nas férias
A candidatura para a bolsa para curso de alemão deve ser enviada via DAAD PORTAL – Os candidatos devem realizar o upload de toda a documentação no DAAD Portal. A partir de 2018, não é mais necessário enviar o”Application summary” pelo correio para o DAAD. No entanto, os candidatos ainda precisam enviar a carta de recomendação pelo correio para o DAAD para:
DAAD Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico
Rua Alfredo Gomes, 37, Botafogo
CEP: 22251-080, Rio de Janeiro
O documento precisa ser postados até 15/08
Documentos para concorrer às bolsas para o curso de alemão:
- Formulário online
- Curriculum Vitae (em alemão)
- Carta de motivação escrita pelo candidato, expressando seu interesse pelo curso e suas perspectivas pessoais e profissionais (em alemão). Não esquecer de assinar à mão!
- Comprovante de matrícula regular no curso de graduação ou pós-graduação de uma Instituição de Ensino Superior no Brasil
- Histórico escolar da graduação, com Coeficiente de Rendimento (CR) médio indicado. É necessário incluir uma pequena explicação sobre o sistema de cálculo do Coeficiente de Rendimento ou da Média Ponderada, ou seja, a média de todas as notas obtidas pelo candidato na universidade
- Caso o candidato esteja cursando a 2ª graduação, deve enviar os dois históricos
- Caso o candidato esteja cursando mestrado, deve enviar também o histórico da graduação
- Certificado de conhecimento de alemão (OnSet B1) aplicado por instituição credenciada. O nível mínimo do resultado exigido é B1 para todas as carreiras e o teste deve ter sido realizado há no máximo um ano. São também aceitos os certificados do TestDaF, GI-Nachweis, DSD, DSH e telc Deutsch.
- Uma carta de recomendação original de um professor da Instituição de Ensino Superior (IES) da área de estudos do candidato. A carta deve ser enviada somente via correio para o DAAD no Brasil e deve seguir o modelo do DAAD.
Leia o edital para bolsa para estudar na Alemanha
Instruções para candidatura
Faça sua inscrição
Mais informações sobre o processo de seleção para bolsa para curso de alemão podem ser obtidas por telefone: (21) 2553-3296.
FONTE: https://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/bolsa-para-curso-de-alemao-na-alemanha-daad/