Trabalhar na ONU (Organização das Nações Unidas) – ou ser diplomata – é o sonho de metade das pessoas que fizeram intercâmbio e de muitas que não fizeram também, claro, afinal ter uma experiência com as Nações Unidas no currículo não é pouca coisa. Então se você fala inglês fluente ou francês fluente, tem até 32 anos, esse post pode te ajudar a chegar mais perto deste sonho.
O Programa de Jovens Profissionais (Young Professional Programme, ou YPP) da Organização das Nações Unidas já divulgou as áreas de foco de 2019 e você já pode iniciar a sua inscrição. Candidatos de várias nacionalidades podem participar do processo de seleção, inclusive brasileiros. Os selecionados para o programa terão contrato de dois anos para trabalhar em uma das seguintes cidades: Viena, na Áustria, Santiago, no Chile, Addis Ababa, na Etiópia, Nairobi, no Quênia, Bangkok, na Tailândia, Nova York, nos EUA, e Genebra, na Suíça.
Quais as vagas abertas para trabalhar na ONU
As vagas abertas este ano são para as áreas de Assuntos Econômicos e Sistemas de Informação e Tecnologia. As vagas exatas para trabalhar na ONU podem ser consultadas no site oficial e os coordenadores do YPP recomendam que quem tem formação nessas áreas e tem vontade de trabalhar na ONU já comece a iniciar o seu perfil no portal de inscrições porque o processo é longo. O prazo de inscrição varia para cada processo, geralmente, boa parte das inscrições terminam em 14 de julho.
Requisitos das vagas para trabalhar na ONU
Como dito logo no início, para poder se candidatar a uma vaga para trabalhar na ONU é preciso: ter até 32 anos, ter concluído o ensino superior e ser fluente em inglês ou francês. Além disso, você precisa ser de um dos países participantes do programa. Entre eles estão: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
A primeira fase da seleção consiste apenas no cadastro no sistema, envio de currículo e de uma carta de motivação. Os candidatos que forem aprovados serão chamados para um teste de conhecimentos gerais. A fase seguinte, terá uma entrevista.
E uma dica boa é: guarde o link deste post. Se dessa vez não abriram vagas para a sua área para trabalhar na ONU, no ano que vem, pode ser diferente. A seleção é anual.
Saiba mais sobre o programa
Faça a sua inscrição
Acesse as respostas para as dúvidas frequentes
FONTE: https://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/trabalhar-na-onu-veja-vagas-para-brasileiros/