Helmut-Schmidt-Programme: bolsa para mestrado em Políticas Públicas do DAAD na Alemanha

Bolsas de mestrado em Políticas Públicas e Boa Governança na Alemanha do DAAD  estão abertas. O programa Helmut-Schmidt prevê bolsas para brasileiros que queiram fazer cursos na área. Os mestrados são oferecidos majoritariamente em inglês, mas também há cursos em alemão.

A oportunidade de bolsas de mestrado na Alemanha do programa Helmut Schmidt destina-se a jovens profissionais formados em ciências sociais, ciências políticas, direito, administração pública, economia ou áreas afins, com alguma experiência profissional e grande motivação para atuar no âmbito da formulação e gestão de políticas públicas e boa governança. As inscrições vão de 1 de junho a 31 de julho.

Requisitos do mestrado em Políticas Públicas na Alemanha

Os critérios de seleção para as bolsas de mestrado em políticas públicas na Alemanha do DAAD são: proficiência em inglês (e/ou alemão), engajamento político e social, uma boa carta de motivação explicando seus motivos de escolha do curso específico e o benefício que você trará para o Brasil depois do seu retorno. Como todas as bolsas do DAAD, para ser elegível, seu último diploma universitário não pode ser sido obtido há mais de seis anos e você não pode ter morado na Alemanha por mais de 15 meses da data de inscrição para trás.

Além disso, para poder concorrer às bolsas do Programa Helmut-Schmidt , a experiência prévia em áreas relacionadas aos temas dos cursos, além da qualificação acadêmica, contribuem para o sucesso da candidatura. As bolsas do DAAD destinam-se exclusivamente aos cursos que iniciarão em 2020, oferecidos por oito universidades alemãs. Algumas universidades têm exigências especiais, adicionais às exigências do DAAD para a concessão da bolsa, por isso o site do curso escolhido deve ser consultado sobre requisitos, procedimentos e documentos adicionais.

Como é a inscrição para as bolsas do DAAD para brasileiros

Candidatas e candidatos ao programa de bolsas de mestrado do Programa Helmut-Schmidt na Alemanha devem enviar sua documentação diretamente à universidade alemã escolhida.  A inscrição para a bolsa de mestrado na Alemanha em Políticas Públicas e Boa Governança deve ser feita em inglês ou alemão. Não esqueça de indicar no formulário que você está aplicando para o DAAD Helmut-SchmidtProgramme (Master’s scholarships for Public Policy and Good Governance). Os documentos necessários para a candidatura devem chegar à universidade de sua escolha no período entre 1 de junho e 31 de julho.

É possível se candidatar para, no máximo, dois mestrados. No formulário do DAAD, o candidato deve informar quais os cursos em que quer concorrer e qual a ordem de preferência entre eles. Quem se candidatar para mais que dois cursos será desclassificado da seleção.

Cursos elegíveis para a bolsa do programa Helmut-Schmidt

1. Hertie School of Governance, em Berlin
Curso: Master of Public Policy (MPP)
Língua do curso: inglês; duração: 4 semestres
Veja os critérios de seleção e outras informações
Contato:  grad-admissions@hertie-school.org

2. Universität Duisburg-Essen, em Duisburg/Essen
Curso: Master of Development and Governance,
Língua do curso: Inglês; duração do programa 2 semestres
Veja critérios de seleção e outras informações
Contato: ppgg-application@uni-due.de

3. Willy Brandt School of Public Policy, em  Erfurt
Curso: Master of Public Policy (MPP)
Língua do curso: inglês; duração: 4 semestres
Veja os critérios de seleção e outras informações
Contato: admissions-mpp@uni-erfurt.de

4. Leuphana Universität, em Lüneburg
Curso: Public Economics, Law and Politics (PELP)
Idioma do curso: inglês e alemão; duração 4 semestres
Veja informações sobre admissão e a bolsa
Contato: ppgg@leuphana.de

5. Hochschule Osnabrück. em Osnabrück
Curso: Management in Non-Profit Organisationen
Língua do curso: alemão; Duração 4 semestres
Veja informações sobre a admissão e a bolsa
Contato: ppgg@wi.hs-osnabrueck.de

6. Universität Osnabrück, Osnabrück
Curso: Master of Democratic Governance and Civil Society
Língua do curso: inglês e alemão; duração 4 semestres
Contato: dseaman@uni-osnabrueck.de

7. Universität Passau, em Passau
Curso: Master of Governance and Public Policy
Língua do curso: inglês e alemão; duração 4 semestres
Contato: information.ppgg@uni-passau.de

8. Universität Potsdam, em Potsdam
Curso: Master of Public Management (MPM)
Idioma do curso: inglês; duração: 2 semestres
Contato: info@ppgg.mpm-potsdam.de

As inscrições devem ser feitas diretamente com a universidade na Alemanha e devem respeitar os critérios de seleção de cada uma. Ainda assim, se você tiver dúvidas e quiser entrar em contato com o DAAD no Brasil escreva para e-mail: info@daad.org.br ou ligue para (21) 2553 3296 / Ramal: 14.

No site, o DAAD também informa o seguinte: “Observamos, nos últimos anos, que o interesse de grande parte dos candidatos concentrou-se na Hertie School em Berlim, tornando as chances de ser selecionado ainda mais difícil. Recomendamos, portanto, examinar cuidadosamente a oferta de cada uma das oito universidades, cujos cursos são igualmente de excelência.”

Veja o edital do programa
Veja mais informações sobre as bolsas

FONTE: https://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/bolsa-para-mestrado-na-alemanha-em-politicas-publicas-do-daad/