FLTA: o programa da Fulbright para dar aula de português nos EUA

Atenção, pessoal formado em letras: estão abertas novamente as inscrições para a bolsa para dar aula de português nos EUA da Comissão Fulbright Brasil. A oportunidade é para brasileiros com licenciatura ou bacharelado em língua portuguesa e/ou inglesa que queiram passar até nove meses dando aula de português nos Estados Unidos com bolsa de estudos. Neste ano, serão até 20 bolsas para professores assistentes de língua portuguesa nos Estados Unidos no FLTA 2020 da Fulbright (Foreign Language Teaching Assistance).

O objetivo do programa de bolsa para dar aula de português nos Estados Unidos é incrementar o ensino de português em universidades dos EUA e estreitar as relações bilaterais entre os dois países. Além disso os FLTAs frequentam cursos sobre a cultura e história dos EUA, além de outras disciplinas de seu interesse.As inscrições vão até 28 de julho.

Para poder se inscrever na bolsa FLTA é necessário:

• Possuir nacionalidade brasileira, não cumulada com nacionalidade norte-americana;
  • Possuir bacharelado ou licenciatura em língua portuguesa e/ou língua inglesa, com conclusão do curso após 31 de dezembro de 2014;
  • ter proficiência em inglês comprovada (veja as provas aceitas abaixo)
  • estar residindo no Brasil no momento da candidatura e durante todo processo seletivo;
  • não receber bolsa ou benefício financeiro de outras entidades brasileiras para o mesmo objetivo.

As bolsas para dar aula de português nos EUA terão duração de nove meses e cobrem alimentação, transporte local, seguro-saúde, passagem aérea de ida e volta e bolsa-auxílio. As inscrições devem ser feitas no site da Fulbright. Também é necessário enviar um vídeo de trinta segundos em inglês, respondendo por que você quer ser uma FLTA?

A documentação que você deve mandar para fazer sua inscrição para o programa da Fulbright para dar aulas de português nos Estados Unidos é a seguinte:

Provas aceitas para bolsa para dar aula de português nos EUA:

A Bolsa FLTA da Fulbright exige que os inscritos enviem prova de proficiência comprovando que possuem o nível de inglês necessário para dar aulas nos Estados Unidos. Todos os testes abaixo, desde que realizados a partir de 1 de julho de 2018, são aceitos

•  TOEFL ITP (Test of English as a Foreign Language na modalidade Institutional Testing Program) com nota mínima de 550 pontos
  • TOEFL iBT (Test of English as a Foreign Language na modadlidade internet Based Test) com nota mínima 79 pontos.
  •  IELTS (International English Language Test System) com nota mínima de 6,0 pontos.

Dúvidas podem ser enviadas para o email: fltabrazil@fulbright.org.br

acesse o edital do FLTA
Veja as instruções para a candidatura
Veja os selecionados de 2018