Banco Mundial dá bolsas para mestrado no Japão e em outros países

Joint Japan/World Bank Graduate Scholarship Program (JJWBGSP) é um programa do Banco Mundial que oferece bolsas para mestrado no Japão e em outros países a jovens provenientes de países em desenvolvimento. O prazo para candidatura do edital se encerra no dia 11 de abril.

O programa tem o objetivo de criar novas abordagens para o compartilhamento de conhecimento no mundo em desenvolvimento. Desde 1982, o JJWBGSP já ajudou a formar mais de 6 mil profissionais para impactar positivamente a realidade dos seus países.

Sobre o programa JJWBGSP

As bolsas para mestrado no Japão são voltadas para candidatos interessados em cursos de pós-graduação em áreas relacionadas ao desenvolvimento. Mais de 200 cursos estão na lista dos contemplados pelo programa, além de parcerias em universidades de vários lugares do globo. Entre as possíveis áreas de estudo estão: política econômica; política tributária; gestão de infraestrutura, medicina, agronomia, estudos de gênero, meio ambiente, desenvolvimento urbano, engenharia, política e outras.

Como parte das contrapartidas, depois de obter o diploma, os bolsistas devem se comprometer a retornar aos seus países de origem e utilizar seus conhecimentos para contribuir para o seu desenvolvimento social e econômico.

O benefício inclui as taxas universitárias, um auxílio mensal para os custos de vida, passagens de ida e volta, seguro saúde e subsídio para viagem (500 dólares para cada viagem). As bolsas para mestrado no Japão e em outros países têm duração de dois anos.

Requisitos para participar

Para ser um dos bolsistas do programa, é preciso ser aceito em um dos cursos da lista que inclui cursos em universidades renomadas como HarvardColumbia, Duke e muitas outras nos Estados Unidos, além de diversas instituições no Japão, na Holanda, no Chile, na Austrália, na França e em outros países. Além disso, são levados em consideração a experiência profissional e o histórico de apoio aos esforços de desenvolvimento de seus países.

Os outros critérios de seleção são:

• Ser proveniente de um país em desenvolvimento;
  • Não possuir cidadania de um país desenvolvido;
  • Estar em boas condições de saúde;
  • Ter diploma de graduação;
  • Possuir no mínimo três anos de experiência de trabalho recente em área relacionada ao desenvolvimento após a graduação;
  • Estar trabalhando na área em um cargo remunerado em tempo integral no momento de submissão da solicitação da bolsa (exceção para os países em conflito);
  • Ser admitido em um dos cursos da lista preferencial do programa;
  • Não ser diretor executivo ou ter qualquer tipo de nomeação ou parente próximo no Banco Mundial.

Como se candidatar às bolsas para mestrado no Japão

Quem busca uma das bolsas para mestrado no Japão e outros países do Banco Mundial deve primeiro solicitar a admissão para um dos cursos da lista. O departamento responsável por cada um dos cursos irá selecionar alguns candidatos elegíveis para o programa.

Os candidatos deverão realizar a candidatura online e enviar a seguinte documentação:

Os documentos que não estiverem em inglês precisam estar acompanhados de tradução.

O comitê de seleção irá avaliar a qualidade da experiência profissional, as recomendações, o comprometimento com o país de origem e a formação.

Saiba tudo sobre as bolsas
Acesse o guia de candidatura
Veja a lista de cursos contemplados

FONTE: https://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/banco-mundial-da-bolsas-para-mestrado-no-japao-e-em-outros-paises/