Choreomundus: mestrado em dança em Londres e outras cidades com bolsa Erasmus+

Choreomundus é mais um programa Erasmus Mundus Joint Masters Degree que tem bolsas para fazer um curso organizado por mais de uma instituição europeia. Desta vez, estamos falando de um mestrado em dança com foco em conhecimento, prática e patrimônio ligados a essa forma de arte.

O curso propõe uma análise da dança e de outras modalidades que envolvem movimento (rituais, artes marciais, jogos e teatro físico) como patrimônio cultural imaterial nos contextos da antropologia da dança e dos estudos sobre patrimônio.

O mestrado em dança é resultado de uma parceria entre quatro universidades reconhecidas pelos estudos na área: Universidade de Clermont Auvergne, na França; Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, na Noruega; Universidade de Szeged, na Hungria; e Universidade de Roehampton, no Reino Unido.

Com duração de dois anos, a língua oficial de instrução do Choreomundus é o inglês. Mas, durante o curso, os alunos terão uma introdução ao francês, ao norueguês e ao húngaro.

Como são as bolsas Erasmus+

Quem quiser concorrer a uma bolsa Erasmus+ para realizar o mestrado deve se candidatar ao curso até o dia 5 de janeiro e indicar que deseja receber o benefício.

As bolsas para estudantes de países parceiros (grupo no qual o Brasil se encaixa) podem chegar a 49 mil euros. O valor inclui:

• Total do curso: 18 mil euros;
  • Subsídio mensal de 1 mil euros (máx. 24 meses);
  • Auxílio para instalação e despesas de viagem: 4 mil euros por ano.

Candidatura ao mestrado em dança

Para se candidatar ao mestrado em dança, é preciso ter graduação completa ou pós-graduação na área das humanas ou ciências sociais. É preferível que o candidato tenha formação em dança, antropologia, folclore, patrimônio, teatro, música, esportes ou estudos culturais, ou tenha experiência profissional equivalente.

Contudo, também serão considerados candidatos com um bom background em dança, mas com formação em outras áreas (como saúde, engenharia ou outras). Além disso, também é requisito saber inglês e ter pontuação mínima de 5.5 no IELTS.

O interessado deve demonstrar experiência ou conhecimento em dança. Isso pode ser feito das seguintes formas:

• Vídeo (máx. 3 minutos) mostrando a própria dança, coreografia ou outras performances;
  • Ensaio (máx. 3 páginas);
  • Publicação relevante.

Além disso, para se candidatar também é preciso enviar duas cartas de recomendação, CV, carta de motivação, cópia do diploma e do histórico escolar.

Acesse a página do programa
Saiba mais sobre as bolsas
Inscreva-se

FONTE: http://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/mestrado-em-danca-em-londres-erasmus/