Bolsa Erasmus para mestrado em migração e relações interculturais na Europa e na África

European Master in Migration and Intercultural Relations (EMMIR) é um programa interdisciplinar que explora os estudos migratórios sob várias perspectivas.

A proposta é única, visto que combina a experiência de universidades africanas e europeias. São sete no total: Carl von Ossietzky University, na Alemanha; Ahfad University for Women, no Sudão; Mbarara University of Science and Technology, em Uganda; University of Nova Gorica, na Eslovênia; University of South Bohemia, na República Tcheca; University of Stavanger, na Noruega; e University of the Witwatersrand, na África do Sul). Além disso, o projeto está integrado com uma ampla rede de parceiros e potenciais empregadores para quem terminar o curso.

Como é o curso em Migração e Relações Interculturais

Além da convivência e do intercâmbio com colegas do mundo todo, os estudantes têm a oportunidade de acumular conhecimento em várias áreas, como estudos culturais, de gênero e em educação e desenvolvimento.

A mobilidade dos alunos é uma das principais características do programa. São dois anos de estudo: o primeiro semestre em Oldenburg, na Alemanha; o segundo em Stavanger, na Noruega; o terceiro fica a escolha do estudante dentre as instituições parceiras; semestre final para a escrita da dissertação.

Os candidatos devem ter um diploma de graduação em um campo relacionado aos estudos migratórios (Sociologia, História, Estudos Culturais, Educação, Direito, Economia, Jornalismo, etc). Além disso, também é requisito possuir nível C1 em inglêscomprovado (você pode ler sobre isso aqui).

Bolsas Erasmus para mestrado para o EMMIR

O curso custa 18 mil euros para estudantes não europeus. Contudo, a boa notícia é que ao aplicar, é possível candidatar-se a umabolsa Erasmus para mestrado. Para isso, é preciso completar a faculdade até dezembro e não ter morado por mais de 12 meses em um país europeu nos últimos cinco anos.

Uma parte dos benefícios para o EMMIR será destinada a estudantes de regiões específicas – e o Brasil é um deles! Para este curso as bolsas Erasmus para mestrado incluem:

• Valor total do curso: 18 mil euros;
  • Subsídio mensal de 1 mil euros (máx. 24 meses);
  • Auxílio para instalação e despesas de viagem: 4 mil euros por ano.

Veja como se inscrever no programa

A candidatura para quem quer concorrer a uma das bolsas Erasmus Mundus pode ser feita até o dia 20 de dezembro. Um formulário de inscrição deve ser preenchido em inglês na plataforma disponível. Depois de submetê-lo, o candidato irá receber um email com os detalhes da candidatura. Essa confirmação deve ser impressa e enviada ao coordenador do EMMIR juntamente com os outros documentos. Todos devem ser em inglês ou alemão, ou estar devidamente traduzidos.

• Formulário impresso assinado e datado;
  • Cópia do passaporte;
  • CV;
  • Carta de motivação (máx. 2 páginas);
  • Cópia certificada do diploma de graduação;
  • Certificado de proficiência em inglês;
  • Outras documentos relevantes ou referências.

É importante lembrar que a solicitação de candidatura só será completada quando a documentação impressa chegar à Universidade de Oldenburg. Isso precisa ocorrer até o dia 31 de dezembro. É aconselhável que o envelope seja enviado com um serviço que permita o rastreamento para garantir que a entrega aconteça no prazo.

O endereço para envio é:

EMMIR Consortium Committee
c/o University of Oldenburg
School of Linguistics and Cultural Studies
A5 1-121
Ammerlaender Heerstr. 114-118
Germany

Na seleção, serão avaliados os seguintes critérios: desempenho acadêmico, relevância da experiência profissional, motivação do candidato, conhecimento de uma segunda/terceira língua. As aulas começam no dia 3 de setembro de 2018.

Acesse o site do EMMIR
Saiba mais sobre a estrutura do curso
Veja as respostas para as dúvidas frequentes sobre o programa
Inscreva-se