DAAD dá bolsa de mestrado em planejamento urbano na Alemanha em curso em inglês

Estão abertas as inscrições para a bolsa para mestrado em planejamento urbano na Alemanha focada em desenvolvimento. O curso da Universidade Técnica de Dortmund tem duração de 24 meses e o primeiro ano é feito na Alemanha e o segundo ano pode ser feito na Tanzânia, nas Filipinas, em Gana ou no Chile. O curso tem bolsa de estudos completa do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico). O mestrado SPRING – Spatial Planning for Regions in Growing Economies – é completamente em inglês e faz parte do programa de mestrados em Desenvolvimento Sustentável (EPOS) do DAAD, que oferece bolsas para cursos em diversas áreas e a maioria em inglês.  As inscrições podem ser feitas por correio até o dia 1 de outubro.

Como é o mestrado em Planejamento Urbano na Alemanha

O SPRING é um curso de mestrado que requer trabalho intenso. O curso é focado em políticas de descentralização e nos desafios de planejadores urbanos em áreas em desenvolvimento e por isso o programa é focado em formar profissionais que sejam pontes entre a formulação e a implementação de de medidas. Assim, os alunos do mestrado em planejamento urbano na Alemanha são treinados para serem profissionais qualificados para operacionalizar programas de desenvolvimento com respeito aos aspectos financeiros e atenção às restrições. O curso quer que os mestrandos saibam moderar o processo participatório para implementar medidas importantes nos centros urbanos das economias em desenvolvimento.  Assim, mestrado da TU Dortmund tem sua ênfase em gestão do desenvolvimento em um nível intermediário entre macro regiões e planejamento baseado na comunidade.

Segundo a bolsista Ana Beatriz Nestlehner, o curso oferece um aprendizado técnico muito diferente do que se aprender em uma faculdade de arquitetura no Brasil. “É um exercício de pensar problemas, de pensar relações e interconexões e isso é muito válido para qualquer outro tipo de trabalho que vá se fazer. É entender os problemas como um todo e organizá-los de maneira que isso funcione”, conta a Ana que já terminou o primeiro ano do mestrado.

Um ano de mestrado na Alemanha, um ano em outro país

O primeiro ano de curso é na Universidade Técnica de Dortmund, na Alemanha, e o segundo ano é  feito em uma das universidades parceiras do SPRING. O país para onde o aluno vai depende da ênfase que o aluno quer dar ao segundo ano do mestrado em planejamento. As universidades parceiras e as possíveis ênfases são:

O curso começa sempre em meados de outubro e os selecionados podem fazer um curso de alemão em Dortmund durante o mês de setembro antes do início das aulas.

Requisitos para se candidatar ao mestrado na Alemanha em Regional Development Planning and Management:

• Graduação em arquitetura ou planejamento urbano com notas acima da média (no momento da candidatura, a graduação não pode ter sido terminada a mais de seis anos)
  • Dois anos de experiência de trabalho comprovada
  • Inglês avançado comprovado por teste: TOEFL (550 no paper based, 213 no computer based, 80 no internet based) ou IELTS (6,0).

Além disso, segundo Anne Weber, a coordenadora do curso, todos os anos, pelo menos um brasileiro faz parte da turma aceita para fazer o curso. “Nós ficamos muito felizes em ver o interesse de brasileiros no curso e eu faço questão de, em todas as turmas, ter pelo menos um brasileiro, porque eles trazem olhares e perspectivas muito ricas para o programa Spring”, conta.

Documentos necessários para aplicar para a bolsa de mestrado

• Carta de motivação
  • Currículo atualizado no formato específico da bolsa (link abaixo)
  • Diploma universitário e Histórico da Universidade traduzidos e apostilados
  • Certificado de conclusão do Ensino Médio
  • Prova de proficiência de inglês (TOEFL ou IELTS)
  • Comprovação de emprego ou da experiência relevante
  • Formulário de candidatura do DAAD (no formulário não é necessário anexar um projeto de pesquisa)
  • Formulário de candidatura do SPRING
  • Foto de passaporte
  • Cópia do passaporte
  • Duas cartas de recomendação: uma acadêmica e uma profissional

O material da candidatura para o mestrado em planejamento urbano na Alemanha deve ser enviado pelo correio para:

Referat Internationales
2. OG, Raum 213
Attn.: Sonja Breiholtz
Emil-Figge Str. 61

O que a bolsa de mestrado em planejamento urbano na Alemanha do DAAD oferece

Os candidatos que receberem a bolsa do DAAD para o mestrado na Alemanha em Development Management recebem todo o auxílio financeiro e estrutural para fazer o curso. Na bolsa, estão incluídos: seguro-saúde, bolsa mensal de 750 euros, taxas e passagem de ida e volta para o Brasil.

Em caso de dúvida sobre a candidatura, é só entrar em contato com o curso pelo email: application.spring@tu-dortmund.de

Veja o modelo de currículo para a bolsa
Formulário de candidatura para o SPRING
Formulário de candidatura do DAAD