FLTA: o programa da Fulbright para dar aula de português nos EUA

Atenção, professores de português: estão abertas novamente as inscrições para a bolsa para dar aula de português nos EUA da Comissão Fulbright. A oportunidade é para brasileiros com licenciatura ou bacharelado em língua portuguesa ou inglesa que queiram passar até nove meses dando aula de português nos Estados Unidos com bolsa de estudos. Neste ano, serão até 20 bolsas para professores assistentes de língua portuguesa nos Estados Unidos (Foreign Language Teaching Assistance, FLTA).

O objetivo do programa de bolsa para dar aula de português nos Estados Unidos é incrementar o ensino de português em universidades dos EUA e estreitar as relações bilaterais entre os dois países. As inscrições vão até 1 de outubro.

Para poder se inscrever no FLTA é necessário:

– Possuir nacionalidade brasileira, não cumulada com nacionalidade norte-americana;
– Possuir bacharelado ou licenciatura em língua portuguesa e/ou língua inglesa, com conclusão do curso após 31 de dezembro de 2012;
– ter proficiência em inglês (veja as provas aceitas abaixo)
– estar residindo no Brasil no momento da candidatura e durante todo processo seletivo;
– não receber bolsa ou benefício financeiro de outras entidades brasileiras para o mesmo objetivo.

As bolsas terão duração de nove meses e cobrem alimentação, transporte local, seguro-saúde, passagem aérea de ida e volta e bolsa-auxílio. As inscrições devem ser feitas no site da Fulbright.

Provas aceitas para a inscrição no FLTA:

Todos os testes abaixo, desde que realizados a partir de 1 de julho de 2016, são aceitos:
– TOEFL ITP (Test of English as a Foreign Language na modalidade Institutional Testing Program) com nota mínima de 550 pontos
– TOEFL iBT (Test of English as a Foreign Language na modadlidade internet Based Test) com nota mínima 79 pontos.
– IELTS (International English Language Test System) com nota mínima de 6,0 pontos.

Dúvidas podem ser enviadas para o email: flta@fulbright.org.br

Para informações mais detalhadas, acesse o edital do programa Foreign Language Teaching Assistant (FLTA)

FONTE: http://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/fulbright-dar-aula-de-portugues-nos-eua/