Turin School oferece bolsas para curso de verão na Itália

A Turin School of Local Regulation está recebendo até o dia 5 de junho candidaturas para bolsas para curso de verão na Itália. Serão duas semanas de imersão total em Turin, no norte do país, entre os dias 4 e 15 de setembro.

As bolsas são voltadas para estudantes da graduação que estejam no último ano e estudantes de pós-graduação. Também podem se candidatar funcionários da Administração Pública (de municípios, estados ou órgãos regionais) e de agências reguladoras.

O curso propõe um estudo aprofundado sobre alguns dos temas mais relevantes no âmbito de regulação, tarifas e administração de serviços públicos locais, relacionados ou não ao meio ambiente. Ele é organizado em três partes:

• Parte 1: Dedicada à teoria, aos modelos econômicos e aos instrumentos analíticos para a regulação local;
  • Parte 2: Inclui a análise setorial dos principais serviços públicos locais (por exemplo, ciclo da água e o lixo urbano), estudos de casos e aulas com professores convidados;
  • Parte 3: Oferece visitas de campo e experiências práticas; elaboração de um relatório final por parte dos estudantes.

Como são as bolsas para curso de verão na Itália

O programa oferece o curso, além da isenção da taxa de inscrição e de acomodação gratuita para brasileiros. A bolsa isenta o candidato do pagamento da taxa de inscrição, porém, em caso de aprovação, essa taxa (no valor de 150 euros) deverá ser depositada e, ao final do curso, será totalmente restituída.

A acomodação oferecida pela instituição é um quarto individual no Colégio Einaudi, localizado no centro de Turim. As dependências do Colégio foram reformadas em 2014 e todos os quartos possuem banheiro privado com chuveiro, internet grátis, lençóis e toalhas. Serviços para lavanderia são oferecidos no jardim e cada andar possui a sua própria cozinha coletiva.

A bolsa não inclui outras despesas, como passagem aérea, transporte e alimentação, mas o estudante terá acesso à Cantina do Colégio Einaudi, que oferece refeições a preços reduzidos.

Inscrições e processo seletivo

As inscrições são feitas no site do curso. O candidato deverá preencher um formulário em inglês com suas informações pessoais e acadêmicas e/ou profissionais, declarando, entre outras coisas, o seu nível de conhecimento da língua inglesa e do Microsoft Excel.

Além disso, ele terá de produzir um pequeno texto de no máximo 100 palavras respondendo à pergunta: “Por que o Comitê de Seleção deveria selecionar você para a Escola de Verão?”. Deve ser anexado à candidatura o currículo em inglês atualizado.

A seleção se dará com base em três critérios principais:

• Relevância da área de estudos e da experiência profissional (ou do atual emprego) do candidato para os temas tratados no programa;
  • Distribuição geográfica balanceada dos candidatos selecionados (entre membros e não membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico; distribuição por continente; inclusão de candidatos oriundos de países não representados nas edições anteriores do curso);
    Distribuição balanceada quanto às areas de estudo dos candidatos (exemplo, Economia, Engenharia Ambiental, Direito, Administração Pública, etc)
  • Como critério de desempate para currículos similares se dará maior atenção àqueles que apresentem expertise nos diferentes setores relevantes para a regulação dos Serviços Públicos Locais – como ciclo da água, lixo, energia, entre outros.

As inscrições estão abertas até o dia 5 de junho. Os candidatos aprovados serão contatados por email até o dia 16 de junho.

Saiba tudo sobre a International Summer School on Regulation of Local Public Services

Acesse  a página de inscrição para as bolsas

FONTE: http://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/bolsas-para-curso-de-verao-na-italia-turim/