Estão abertas até 21 de março as inscrições para uma nova edição da bolsa Gabriel García Márquez de Jornalismo Cultural. O programa da Fundación Gabriel García Márquez para el Nuevo Periodismo Iberoamericano (FNPI) vai levar 15 jornalistas de todo o mundo por oito dias para Cartagena das Índias, na Colômbia. A oportunidade tem o objetivo de estabelecer um programa de treinamento internacional de criação jornalística para que os profissionais possam compartilhar experiências, reforçar capacidades para o jornalismo cultural, conhecer a Colômbia e narrar as histórias da cultura local.
O workshop desta edição vai de 26 de abril a 3 de maio. O foco da oficina será a relação entre jornalismo e ficção, tendo como guia a obra Cem anos de solidão, escrita por García Marquez e publicada há exatos 50 anos. Durante o evento haverá também a oportunidade para pensar sobre a questão dos gêneros com os quais se constrói quotidianamente o jornalismo cultural. Além disso, os participantes também serão convidados a refletir sobre o papel do jornalismo cultural em uma época em que o criador e o público tem um contato cada vez mais direto por conta das ferramentas digitais.
Os focos principais do workshop serão as cidades de Cartagena das Índias, Barranquilla e Aracataca. Os bolsistas serão incentivados a participar das práticas e dinâmicas culturais nesses três locais para conhecer suas realidades, suas histórias e seus protagonistas e escrever sobre eles.
A bolsa cobre o curso, passagem, acomodação, alimentação, seguro-saúde e materiais de trabalho.
Como se inscrever para a Bolsa Gabriel García Márquez de jornalismo cultural
Para se inscrever, é necessário ter bom domínio do inglês, fazer um cadastro no site da FNPI e enviar online os seguintes materiais:
- Autobiografia com no máximo 800 palavras (em inglês , espanhol ou português ), que enfatiza a experiência jornalística no campo cultural e as motivações para participar da bolsa de estudos;
- Carta de recomendação do veículo em que o jornalista trabalha atestando a relação de trabalho. No caso de freelancers, é necessária uma comprovação de que o jornalista recomendado publicou no veículo em questão nos últimos seis meses. A carta deve especificar como o meio pretende publicar matérias realizadas durante a bolsa quando for o caso;
- Matéria de autoria do candidato publicada no ano passado.
Leia o edital do programa
Faça sua inscrição
FONTE: http://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/bolsa-gabriel-garcia-marquez-de-jornalismo-cultural/