DÚVIDAS GERAIS
Pergunta: Tenho uma dúvida, o que devo fazer?
Resposta: A primeira opção é procurar a resposta neste FAQ! Tente um “ctrl + f” com uma palavra chave e verifique se sua dúvida está respondida aqui.
Pergunta: Não encontrei a resposta que preciso no FAQ, a quem devo recorrer?
Resposta: A primeira opção é buscar ajuda na secretaria dos cursos, que fica na sala 312B, Campus Anglo. Ou então, enviar um e-mail para a secretaria do seu curso, secretaria-ccomp@inf.ufpel.edu.br, para a Ciência da Computação, ou secretaria-engcomp@inf.ufpel.edu.br, para a Engenharia de Computação.
Pergunta: Quais disciplinas devo cursar e em qual semestre?
Resposta: As componentes curriculares obrigatórias e optativas podem ser consultadas utilizando o portal institucional de cada curso. Na aba Matriz Curricular do portal estão listadas as componentes curriculares de cada semestre. Já na aba Turmas Ofertadas estão listadas as turmas de cada disciplina que está sendo ofertada no semestre atual.
Ciência da Computação: https://institucional.ufpel.edu.br/cursos/cod/3900
Engenharia de Computação: https://institucional.ufpel.edu.br/cursos/cod/3910
SOLICITAÇÕES ACADÊMICAS
Pergunta: Como posso acessar o meu atestado de matrícula?
Resposta: O/A discente deverá fazer login no sistema acadêmico Cobalto, acessar o menu “Aluno/Consultas/Matrícula” e clicar em “Imprimir”, será gerado um arquivo no formato PDF para a impressão.
Pergunta: Vou começar um estágio, onde encontro os documentos e informações necessárias?
Resposta: Primeiro leia com atenção tudo o que está em https://wp.ufpel.edu.br/pre/estagio/. Depois, preencha os documentos do link, você e a empresa precisam assinar com assinatura digital ou certificado digital e depois enviá-los para o seu curso: Ciência da Computação estagiosccomp@inf.ufpel.edu.br ou Engenharia de Computação estagiosengcomp@inf.ufpel.edu.br. Durante 2025 e 2026 o professor responsável/orientador da Ciência da Computação é o Rafael Soares e na Engenharia de Computação é o Rafael Piccin Torchelsen. Se for fazer um aditivo (renovação) verifique aqui se o nome do orientador continua o mesmo e atualize se necessário. Também é preciso renovar o seguro. Toda a comunicação sobre estágio deve ser feita pelos e-mails citados.
Pergunta: Cursei disciplinas fora do curso, o que fazer para elas serem integralizadas na minha matrícula atual?
Resposta: O aluno deve solicitar, via Cobalto, o aproveitamento das disciplinas. Só será concedido o aproveitamento, se houver equivalência entre a disciplina cursada e uma disciplina do currículo do curso. Informações podem ser localizadas no link a seguir: https://wp.ufpel.edu.br/cra/informacoes-academicas/aproveitamento-de-disciplina/
Pergunta: Quando e como faço para solicitar quebra de pré-requisito?
Resposta: O prazo para solicitar a quebra é definida pelo Calendário Acadêmico. Para solicitar, o aluno deve enviar os documentos requeridos (a saber: requerimento preenchido e assinado, Histórico escolar e Integralização curricular) para o email da secretaria do seu Curso: secretaria-ccomp@inf.ufpel.edu.br, para a Ciência da Computação, e secretaria-engcomp@inf.ufpel.edu.br, para a Engenharia de Computação. Mais informações podem ser visualizadas no link a seguir : https://wp.ufpel.edu.br/cra/informacoes-academicas/quebra-de-pre-requisito/
Pergunta: Quero mudar de curso, como devo proceder?
Resposta: Deve aguardar a publicação do edital de Processo Seletivo Complementar publicado pela CRA semestralmente. No edital constará as Ofertas de vagas para Transferência, Reopção, Reingresso, Retomada de Estudos e Portador de diploma, o interessado deve verificar se tem a vaga no curso desejado e quais requisitos devem ser preenchidos. Mais informaçoes no link a seguir: https://wp.ufpel.edu.br/cra/2021/05/14/processos-seletivos-em-andamento/
Pergunta: Posso trancar disciplinas?
Resposta: Sim, pelo sistema COBALTO, menu “Aluno/Cadastro/Trancamento de disciplina”, desde que dentro do prazo estabelecido no calendário acadêmico e obedecendo ao limite mínimo de créditos obrigatórios.
Pergunta: Como posso calcular minha frequência?
Resposta: Para obter a aprovação nos componentes curriculares o discente deve atingir a média e a frequência mínima legal. O discente que não frequentar, pelo menos, 75% das aulas será reprovado por infrequência independente da nota obtida. Para atividades de estágio curricular obrigatório e internato, a frequência deverá ser integral. https://wp.ufpel.edu.br/cra/informacoes-academicas/frequencia/
Pergunta: Preciso agendar um Laboratório para apresentação de trabalho, o que fazer?
Resposta: Encaminhar um e-mail para a secretaria do teu curso, com data e horário, e solicitar o agendamento. Engenharia de Computação: secretaria-engcomp@inf.ufpel.edu.br Ciência da Computação: secretaria-ccomp@inf.ufpel.edu.br
Pergunta: Preciso juntar documentos e/ou atualizar informações no meu perfil no Cobalto, o que devo fazer?
Resposta: Acessar o “Atendimento UFPel” – senha e login do Cobalto – selecionar graduação – atualização de cadastro. https://wp.ufpel.edu.br/perguntas/solicitar-atendimento/
Pergunta: Como solicitar identificação por nome social?
Resposta: É necessário imprimir o formulário de “solicitação de identificação por nome social”, preencher, escanear ou fotografar o mesmo e encaminhar ao CRA através do site de atendimento http://atendimento.ufpel.edu.br . Requerimento e demais informações: https://wp.ufpel.edu.br/cra/informacoes-academicas/nome-social/
Pergunta: Como solicitar o Regime concentrado?
Resposta: Respeitados os casos previstos em lei, é necessário reunir os documentos (requerimento e outros) e encaminhar ao e-mail da Secretaria do Curso.
Engenharia de Computação: secretaria-engcomp@inf.ufpel.edu.br
Ciência da Computação: secretaria-ccomp@inf.ufpel.edu.br
Informações: https://wp.ufpel.edu.br/cra/informacoes-academicas/regime-concentrado/
Pergunta: Como posso fazer o trancamento geral de matrícula?
Resposta:
Não ingressante: A solicitação deve ser realizada no Sistema Acadêmico Cobalto, no menu “Alunos -> Cadastro – > Solicitação de Trancamento Geral”, conforme prazos estabelecidos no Calendário Acadêmico.
Ingressante: O trancamento geral de matrícula deve ser solicitado à CRA pelo discente ou seu representante legal, mediante a apresentação do comprovante da motivação (atestado de saúde ou atestado de prestação de serviço militar obrigatório) . A solicitação pode ser pela página: https://atendimento.ufpel.edu.br/.
Demais informações: https://wp.ufpel.edu.br/cra/informacoes-academicas/trancamentos/
Pergunta: Posso requerer a readmissão após ter efetivado o trancamento geral da minha matrícula?
Resposta: Sim, chama-se readmissão. O pedido de cancelamento deve ser realizado até o último dia previsto para a correção de matrícula, mediante envio de requerimento para a CRA pelo https://atendimento.ufpel.edu.br/.
Demais informações: https://wp.ufpel.edu.br/cra/informacoes-academicas/trancamentos/
Pergunta: O que é Jubilamento e qual o tempo máximo de permanência?
Resposta: Configura-se jubilamento o desligamento do discente por ter atingido o tempo máximo de permanência no curso. O prazo máximo de permanência corresponderá ao tempo de integralização previsto na matriz curricular de cada curso, constante no PPC, acrescido de dois terços (2/3).
Demais informações: https://wp.ufpel.edu.br/cra/informacoes-academicas/tempo-de-permanencia-no-curso-jubilamento/
Pergunta: Como posso ter acesso ao histórico?
Resposta: Os discentes vinculados à UFPel podem retirar o histórico parcial diretamente no Sistema Acadêmico COBALTO. Para isso devem fazer login no sistema acadêmico, acessar o menu “Aluno/Consultas/Histórico” e clicar em “Imprimir”, quando será gerado um arquivo no formato PDF para a impressão.
Os discentes que não possuem mais vínculo com a Instituição deverão solicitar o histórico parcial diretamente na CRA, através do sistema de atendimento, o qual poderá ser acessado em https://atendimento.ufpel.edu.br/. Para a retirada do documento é necessário entregar o comprovante de pagamento da taxa. Somente será entregue o documento ao próprio discente ou ao seu procurador legal.
Taxas: https://wp.ufpel.edu.br/cra/informacoes-academicas/taxas-academicas/
Pergunta: Como posso acessar os Conteúdos Programáticos das disciplinas que cursei?
Resposta: Disciplinas cursadas até 2021/1: o/a estudante deve cadastrar uma solicitação de atendimento, através do sistema de atendimento, o qual poderá ser acessado em https://atendimento.ufpel.edu.br/
Disciplinas cursadas a partir de 2019/2: Os discentes vinculados a um curso de graduação da UFPel podem imprimir os conteúdos programáticos diretamente no sistema acadêmico, para disciplinas cursadas a partir do segundo semestre de 2019. Para impressão dos conteúdos programáticos, deverá acessar o sistema acadêmico – cobalto.ufpel.edu.br – através do menu “Consulta” / “Histórico” e clicando no link “Plano de Ensino”. Esta versão contará com código validador digital.
Informações: https://wp.ufpel.edu.br/cra/informacoes-academicas/conteudos-programaticos/
Pergunta: Como posso solicitar o Documento Nacional do Estudante para conseguir desconto no cinema, por exemplo?
Resposta: Estudantes dos cursos de ensino presencial ou do ensino a distância (EAD), podem solicitar o Documento do Estudante para garantir meia-entrada no ingresso de shows, eventos e cinemas. Basta estar regularmente matriculado em uma destas modalidades de ensino: Infantil, Fundamental, Médio e Técnico, Cursos de graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado.
Atenção: Não se enquadram no Título V da lei 9394/96 os estudantes matriculados em cursos livres, preparatórios, de idiomas e/ou especialização de curta duração (carga horária menor que 360 horas).
Link para solicitação: Documento do Estudante Oficial Nacional.
EMAIL / SUPORTE TÉCNICO
Pergunta: Como solicitar a criação do e-mail institucional dos cursos de Computação @inf.ufpel.edu.br?
Resposta: Realize a solicitação por meio de formulário disponível no link: https://wp.ufpel.edu.br/nrc/emails/solicitacaoemail/
Obs: A criação do seu e-mail institucional poderá levar de 24 a 48 horas. Assim que a conta estiver ativa, você receberá uma mensagem com as instruções de acesso. Para garantir a segurança das informações, o link para definição de senha terá validade de 48 horas.
Pergunta: Como recupero a minha senha do e-mail @inf.ufpel.edu.br?
Resposta: Se você já possui um e-mail @inf.ufpel.edu.br ou se o link de definição de senha tiver expirado, a recuperação das credenciais pode ser solicitada por meio do seguinte endereço: https://wp.ufpel.edu.br/nrc/emails/recuperacao-de-email/
Pergunta: É necessária a criação do email @inf.ufpel.edu.br se já possuo o e-mail @ufpel.edu.br?
Resposta: Sim! Este será o seu principal canal de conexão com a vida acadêmica aqui na Computação. Ter e utilizar o e-mail institucional é muito importante, pois é por meio dele que você receberá a maior parte das comunicações oficiais do curso.
É também por esse e-mail que acontecem processos importantes para a sua trajetória acadêmica, como a correção de matrícula. Além disso, é nele que chegam avisos de professores, informações sobre eventos, oportunidades de bolsas de pesquisa, vagas de estágio e emprego, entre outros.
Pergunta: Como devo notificar a ocorrência de defeito em computadores dos laboratórios de ensino?
Resposta: Em caso de problemas com computadores dos laboratórios de ensino, solicite o reparo por meio de formulário disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/nrc/laboratorios/solicitacoes/solicitacao-de-reparo/
Pergunta: Quem fornece suporte técnico aos cursos de Computação da UFPel?
Resposta: O Núcleo de Recursos Computacionais (NRC) é o time que cuida do suporte técnico e da infraestrutura computacional para as atividades de ensino e pesquisa dos cursos de graduação e pós-graduação da Computação. O NRC está localizado na sala 315B, Bloco B, 3° Andar, Campus Anglo – UFPel, e pode ser contatado pelo e-mail nrc@inf.ufpel.edu.br. Mais informações estão disponíveis no site: https://wp.ufpel.edu.br/nrc/
Pergunta: O que são as listas de email ccomp-l@inf.ufpel.edu.br e engcomp-l@inf.ufpel.edu.br?
Resposta: São listas de email com todos os discentes e professores de cada curso. Ao enviar um email para a lista, todos os membros de cada lista receberão o email. Então, reflita se o email que vou enviar é do interesse de todos os alunos e professores do curso, antes de enviar um email para a lista. Tome cuidado para não compartilhar informações sensíveis quando for enviar emails para a lista.
SEGUNDA CHAMADA, ATESTADOS E EXERCÍCIOS DOMICILIARES
Pergunta: Estou doente e vou perder muitas aulas, o que devo fazer?
Resposta: Nestes casos, você deve abrir uma solicitação de atividade domiciliar. As informações completas sobre isso podem ser encontradas neste link: https://wp.ufpel.edu.br/cra/informacoes-academicas/exercicios-domiciliares/
Pergunta: Perdi uma prova devido a um problema de saúde, o que devo fazer?
Resposta: Você deve solicitar uma Segunda Chamada de Avaliação. As informações completas sobre isso podem ser encontradas neste link: https://wp.ufpel.edu.br/cra/informacoes-academicas/avaliacao-segunda-chamada/
Pergunta: A Segunda Chamada de Avaliação abona minha falta?
Resposta: Não, a Segunda Chamada não caracteriza abono de falta, refere-se à possibilidade de o(a) discente realizar nova avaliação, desde que a ausência na data original esteja devidamente justificada por motivo legalmente aceito.
Pergunta: Qual o prazo para eu requerer a Segunda Chamada de Avaliação?
Resposta: Prazo para solicitação e de até 3 (três) dias úteis após a data da avaliação, mediante requerimento no Sistema Acadêmico Cobalto.
Pergunta: Em quais situações posso requerer a Segunda Chamada de Avaliação?
Resposta: Os motivos previstos no Regulamento de Ensino de Graduação (com documentação comprobatória obrigatória) são: Acidentes ou assaltos (boletim de ocorrência); Casamento (realizado até 8 dias antes da avaliação – certidão de casamento); Problemas de saúde (atestado médico com carimbo, assinatura e número do CRM); Compromissos profissionais excepcionais (declaração do empregador); Catástrofes naturais ou outras situações que impeçam o deslocamento; Situações geradas por terceiros (ex.: greve de transporte público, obstrução de vias), mediante análise do Colegiado; Participação em eventos científicos com apresentação de trabalho (com comprovação).
Pergunta: Como devo requerer o Exercício Domiciliar?
Resposta: A solicitação deve ser feita via sistema acadêmico, menu: Aluno > Cadastro > Solicitação de exercícios domiciliares.
Informações: https://wp.ufpel.edu.br/cra/informacoes-academicas/exercicios-domiciliares/
Pergunta: O Exercício Domiciliar abona minhas faltas?
Resposta: Sim, o docente efetuará o abono das faltas, corrigindo a tabela de verificação da frequência após o final do semestre, condicionado à entrega das atividades domiciliares. Dessa forma, o aluno deverá monitorar a quantidade de faltas, e a quantidade de faltas que serão abonadas, pois o registro só será corrigido após o final do semestre.
Pergunta: Em quais situações posso requerer o Exercício Domiciliar?
Resposta: Mediante juntada de atestado médico superior a 3 dias, nas seguintes situações: Gestantes com indicação médica; Licença maternidade e paternidade (conforme legislação); Condições de saúde que impossibilitem a presença (doenças, traumatismos, etc.); Estudantes com deficiência que não consigam se integrar ao ambiente acadêmico (mediante renovação semestral e laudo médico atualizado).
Pergunta: Qual o prazo para eu requerer o Exercício Domiciliar?
Resposta: O/A estudante deve solicitar via Sistema Acadêmico Cobalto, com laudo médico, em até 5 (cinco) dias após o início do impedimento.
Pergunta: Em que hipóteses NÃO é possível conceder Exercício Domiciliar?
Resposta: Nos seguintes casos: Discentes em regime especial; Componentes curriculares tipo estágio curricular; Práticas laboratoriais, ambulatoriais ou outras atividades cuja natureza inviabiliza sua realização fora do ambiente acadêmico.
Pergunta: O que fazer quando o Exercício Domiciliar não for possível?
Resposta: Quando o período implica em reprovação por infrequência, o discente deve requerer ao Colegiado de Curso que solicite à CRA o trancamento administrativo da matrícula nos componentes curriculares envolvidos.
MATRÍCULA
Pergunta: O que é a Rematrícula?
Resposta: A rematrícula é obrigatória em cada período letivo previsto para o funcionamento do curso, de acordo com o calendário acadêmico. A rematrícula atualiza a matrícula do aluno para o semestre que irá iniciar. A ausência de matrícula em um período letivo poderá implicar no desligamento do curso por abandono.
Atenção: o/a discente deve observar o mínimo de créditos obrigatórios a serem cursados a cada semestre, conforme previsto no Projeto Pedagógico do Curso. Não será permitida a matrícula em componentes curriculares em que houver colisão total ou parcial de horários. Alunos ingressantes são matriculados pela secretaria em seu primeiro semestre, não precisando solicitar a rematrícula.
Pergunta: Como devo solicitar a rematrícula?
Resposta: O/A discente deverá, após consultar o calendário acadêmico, fazer login no sistema acadêmico COBALTO, acessar o menu Solicitação de matrícula e selecionar os componentes curriculares que pretende cursar. Somente disciplinas em que o aluno tem o pré-requisito ficaram habilitadas nesta etapa. Importante consultar a matriz curricular do seu curso no portal institucional (c-comp ; eng-comp) e observar quais são as disciplinas previstas para o seu semestre.
Pergunta: Como devo solicitar a Correção de Matrícula?
Resposta: Na correção de matrícula, o aluno pode solicitar a inclusão ou exclusão de turmas de sua matrícula. A inclusão permite o aluno tentar vaga novamente em uma disciplina, mudando a turma por exemplo. Também neste momento, aluno pode solicitar solicitar matrícula em uma disciplina que ele solicitou a quebra de pré-requisito.
Pergunta: Quando posso solicitar Matrícula Especial?
Resposta: A matrícula especial permite ao discente realizar matrícula em componente curriculares de outros cursos da UFPel. No entanto, cabe destacar que nesta etapa podem ser solicitadas vagas em turmas de disciplinas comuns a outros cursos, cujas vagas estavam antes restritas a um outro curso. A matrícula está condicionada à disponibilidade de vagas na turma e a não ocorrência de colisão de horários com outras turmas que já constam na matrícula do aluno.
A matrícula especial não poderá ultrapassar o total de dois componentes curriculares por período letivo e 20% da carga horária do curso de origem. O aluno precisa estar com 8 créditos mínimos em seu curso para poder solicitar a matrícula especial. A matrícula especial é destinada apenas para acrescentar componentes curriculares, é vedada a exclusão de turmas da matrícula do aluno.
Atenção: Se o/a aluno/a não tem pré-requisito, a solicitação pode ser negada, a menos que o/a aluno/a tenha quebra autorizada. A solicitação não garante a vaga (que nem nas outras etapas). Se ocorrer colisão, a inclusão com outras turmas de sua matrícula, não poderá ser feita a matrícula.
Informações adicionais e como solicitar: https://wp.ufpel.edu.br/cra/informacoes-academicas/matricula-especial/
Pergunta: O que são disciplinas OPTATIVAS?
Resposta: Os currículos da Ciência e da Engenharia de Computação trazem a exigência e uma carga horária em disciplinas optativas. Há disciplinas que são comuns aos dois cursos, mas uma disciplina pode ser optativa para um curso e não para o outro. Os alunos devem consultar a lista de disciplinas optativas do seu curso no portal institucional, quando estiverem planejando sua matrícula. Geralmente as disciplinas optativas exigem certo conhecimento prévio, em caso de dúvida entre em contato com professor responsável para avaliar se a matrícula seria apropriada para seu semestre.
Pergunta: Posso cursar Disciplinas FORA do currículo do meu curso?
Resposta: Sim, é possível cursar disciplinas que não são do currículo do seu curso (consulte a matriz do curso no portal institucional em caso de dúvida). Estas disciplinas cursadas FORA do currículo só contarão na carga horária de Formação Livre ou podem ser úteis se quiserem pedir reopção de curso.
Cuidado: nem toda disciplina dada por professores da Computação serve de optativa para AMBOS os cursos. Em caso de dúvida, consulte o PPC/currículo do curso ou matriz curricular disponível no portal institucional.
Pergunta: Como é realizada a matrícula em disciplinas do primeiro semestre?
Resposta: As disciplinas do primeiro semestre são reservadas para os discentes ingressantes nos cursos de graduação, os quais são matriculados automaticamente nessas disciplinas. O discente de outros semestres que necessite cursar disciplinas do primeiro semestre não encontrará vagas ofertadas no momento da rematrícula, pois elas estarão reservadas para os ingressantes. As vagas remanescentes serão disponibilizadas APENAS durante a Correção de Matrícula, momento em que os demais discentes podem se matricular nessas disciplinas.
Pergunta: Como eu sei qual turma terá aulas no câmpus Anglo, e qual turma terá aulas no câmpus Capão do Leão?
Resposta: Na semana anterior à matrícula, a coordenação enviará algumas instruções sobre o processo de matrícula. A lista de disciplinas com turmas ofertadas em câmpus diferentes do Anglo será enviada por e-mail, sendo responsabilidade do discente conferir se a turma em que está se matriculando é adequada.
TCC
Pergunta: Como tenho acesso às instruções para enviar a proposta de TCC?
Resposta: Na página do curso, no link: https://wp.ufpel.edu.br/notcc/propostas/instrucoes/
Pergunta: Onde encontro o link para preenchimento do formulário de solicitação de Banca?
Resposta: O link do form é este : https://forms.gle/X8dePtWE3mg2yCeHA . O link também pode ser encontrado na página https://wp.ufpel.edu.br/notcc/bancas/
Pergunta: O que precisa constar na versão final do TCC?
Resposta: As informações estão contidas no link.
Pergunta: Como solicitar a ficha catalográfica para colocar no meu TCC?
Resposta: O tutorial está disponível em:
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Pergunta: Gostaria de iniciar a contabilização das minhas horas complementares, como devo proceder?
Resposta: Envie e-mail para a Comissão de Atividades Complementares: horas-complementares@inf.ufpel.edu.br. A secretaria irá criar uma pasta onde você preencherá as informações que serão analisadas pela comissão. Nessa pasta, há uma planilha que deve ser preenchida com os seus dados (Curso, Nome, Matrícula) e com os dados de cada um dos certificados a serem contabilizados. Os certificados informados na planilha devem ser colocados na pasta Novos, nomeados com o número da linha no qual foram inseridos na Planilha de Contabilização. Por exemplo, ao inserir as informações de um certificado na linha 12, deverá haver um certificado correspondente anexado na pasta Novos nomeado como “12.pdf”.
Pergunta: Como posso saber em qual categoria meu certificado será contabilizado?
Resposta: Ao iniciar o processo de envio das horas complementares para análise, o discente recebe também instruções de preenchimento nas quais são indicadas as diversas categorias possíveis de contabilização de horas complementares, inclusive com exemplos de atividades que se enquadram em cada categoria. Também, no PPC do curso é possível verificar mais informações.
Pergunta: Como posso contabilizar as horas de estágio?
Resposta: Estágio não pode ser contabilizado nem como horas livres nem como horas complementares.
Pergunta: Foi contabilizado uma quantidade menor de horas do que o informado no preenchimento das minhas atividades complementares, o que fazer?
Resposta: Os certificados têm um teto máximo de horas que podem ser contabilizadas. Ao preencher a planilha, esse ajuste já é feito automaticamente respeitando os limites previstos no PPC do curso.
Pergunta: Ainda estou com dúvidas sobre as Atividades complementares o que fazer?
Resposta: Envie e-mail para a Comissão de Atividades Complementares horas-complementares@inf.ufpel.edu.br.
FORMATURA
Pergunta: O que é a formatura institucional e qual a diferença entre formatura institucional externa e formatura institucional interna?
Resposta: A formatura institucional é a cerimônia oficial e obrigatória em que a Universidade outorga o grau de Bacharel, Licenciado ou Tecnólogo ao estudante concluinte.
A Formatura Institucional Externa é uma sessão solene pública presidida pelo(a) Reitor(a) ou seu representante legal. Nessa modalidade, a UFPel oferece toda a estrutura necessária para o evento, incluindo o local, equipe de trabalho, vestes talares para formandos(as) e mesa diretiva, sonorização, decoração e serviço de fotografia. Todos os custos são cobertos pela Universidade, não havendo despesas para os(as) estudantes. A cerimônia conta com a presença de representantes dos cursos, unidades acadêmicas e convidados(as) dos(as) formandos(as), sendo um momento de celebração coletiva e representativa da Instituição.
Já a Formatura Institucional Interna (ou de gabinete) é uma ssessão solene interna para Outorga de Grau reservada aos(as) formandos(as) que não podem participar da Formatura Institucional Externa e necessitam de agilidade nos trâmites burocráticos. É uma cerimônia simples, realizada pela Direção da Unidade Acadêmica, em Gabinete, para poucos formandos (as), sem representação da Reitoria, restringindo o ato ao processo de formalização da conclusão do curso.
Pergunta: Como e quando é solicitada a formatura institucional?
Resposta: O discente deverá solicitar a formatura pelo sistema acadêmico COBALTO, no prazo previsto no calendário acadêmico, no menu “Aluno/Cadastro/Solicitação de formatura”. Caso necessária a correção de algum dado cadastral, deverá ser apresentada a documentação comprobatória. A documentação deve ser enviada através do sistema de atendimento, o qual poderá ser acessado em https://atendimento.ufpel.edu.br/. O discente deverá solicitar a formatura SE está cursando todas as componentes curriculares que faltam SE o plano é se formar no final do semestre. Caso o discente faça a solicitação e não esteja apto a se formar, a coordenação irá cancelar a solicitação, não liberando o discente para formatura.
APÓS A CONCLUSÃO
Pergunta: Após ter concluído o curso, como posso ter acesso ao histórico final?
Resposta: O histórico final com verificador de autenticidade ficará disponibilizado para o aluno formado, no sistema Cobalto, após recebimento de ata da colação de grau e atualização dos registros acadêmicos pela CRA.
O discente formado, para emitir o histórico final pelo COBALTO, deverá fazer login no sistema acadêmico, acessar o menu “Aluno/Consultas/Histórico Final” e clicar em “Imprimir”, gerando assim um arquivo no formato PDF para a impressão.
Os alunos formados em período letivo anterior a 2016/1 devem solicitar o histórico final no atendimento da CRA, através do sistema de atendimento, o qual poderá ser acessado em https://atendimento.ufpel.edu.br/
Pergunta: Após ter concluído o curso, como posso ter acesso ao Certificado de Conclusão de Curso?
Resposta: O certificado de conclusão de curso é o documento hábil para comprovar a graduação em nível superior, substituindo o diploma (documento definitivo) até sua expedição e registro. Este documento ficará disponibilizado para o aluno formado, no sistema Cobalto, após recebimento de ata da colação de grau pela CRA. Mais informações em : https://wp.ufpel.edu.br/cra/informacoes-academicas/certificado-de-conclusao-de-curso-de-graduacao/
Pergunta: Como retiro meu Diploma?
Resposta: Para aqueles que tiveram a expedição do seu diploma até 31/12/2021 o diploma é impresso e deve ser retirado na Secretaria da Direção da Unidade Acadêmica ao qual seu curso está vinculado. A partir de 01/01/2022 o diploma é digital. A UFPEL aderiu ao serviço de diploma digital da RNP. O seu diploma digital pode ser acessado através do Sistema Cobalto (Menu “Aluno -> Consulta -> Diploma Digital”), você terá acesso a dois documentos: o arquivo XML do Diploma Digital e a Representação Visual do Diploma Digital – RVDD.
Informações: https://wp.ufpel.edu.br/cra/informacoes-academicas/diploma/
Pergunta: Tenho urgência para retirar meu Diploma de graduação, o que devo fazer?
Resposta: Mediante requerimento à CRA no https://atendimento.ufpel.edu.br/
Mais informações: Solicitação de Urgência de Diploma
Pergunta: Preciso verificar a autenticidade de um diploma emitido pela UFPel. Como proceder?
Resposta: Para diplomas de Graduação expedidos até maio de 2019 e diplomas de Pós-Graduação, veja Verificação de Autenticidade de Diploma. Diplomas de graduação registrados de maio de 2019 até 31/12/2021 podem ser verificados através da Consulta ao registro de diplomas de graduação. A conformidade do diploma digital poderá ser verificada através da página do Ministério da Educação, mas para isso será necessário ter um arquivo XML referente ao diploma e fazer o upload deste arquivo no site do MEC. Somente o egresso tem acesso ao arquivo XML do seu diploma através do sistema acadêmico. Não fornecemos nem damos acesso ao arquivo XML ou à RVDD.
Informações adicionais: https://wp.ufpel.edu.br/cra/informacoes-academicas/diploma/
Pergunta: Preciso reconhecer a firma das autoridades que assinaram meu diploma. Como proceder?
Resposta: A UFPel não faz o reconhecimento das firmas. A maioria das autoridades que assinam diplomas, incluindo ex-Reitores e funcionários da CRA, têm cartão de assinatura no Cartório Lorenzi ou no Cartório Zulmira, na cidade de Pelotas. Procure o cartório para maiores informações.
Pergunta: Como posso solicitar a revalidação do meu Diploma?
Resposta: A/O interessado deverá entrar em contato com a Coordenação de Relações Internacionais (CRINTER).
