PPGC Resoluções

Portaria 01/2016 – Critérios para classificação dos candidatos às quotas de bolsas de Doutorado

O COORDENADOR DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS, no uso de suas atribuições legais, DEFERIR proposta apresentada pela Comissão de Seleção e Bolsas do Programa para classificar os candidatos às quotas de bolsas de Doutorado do Programa. A regra é a seguinte:

  1. A nota é composta por três componentes, com igual peso: (a) histórico acadêmico, (b) produção científica e (c) projeto e entrevista.
  2. A pontuação para o histórico acadêmico é a média de três itens:
    1. Média de notas da graduação. Um ponto se a média é menor do que 6, dois pontos se maior ou igual a 6 e menor que 7, três pontos se maior ou igual a 7 e menor que 8, quatro pontos se maior ou igual a 8 e menor que 9, cinco pontos de maior ou igual a 9.
    2. Coeficiente de Rendimento no mestrado, calculado conforme o Regimento do Programa, multiplicado por 1,25 de forma a normalizar para 5 o máximo possível de se obter. No caso do candidato não possuir mestrado, é considerada a maior nota nos últimos três POSCOMP, normalizada (subtraída da média nacional no ano sendo considerado, dividindo o resultado pelo desvio padrão nacional) e adicionada a 2,5 para compatibilização com as demais notas.
    3. Tempo de defesa do mestrado. Um ponto se maior que 36 meses, dois pontos se entre 24 e 36 meses, três pontos se entre 30 e 36 meses, quatro pontos se entre 18 e 24 meses, cinco pontos se menor ou igual a 18 meses.
  3. A pontuação para a produção científica considera a média de pontos das três melhores publicações como primeiro autor, ranqueadas pelo Qualis do evento ou periódico de publicação, seguindo a conversão abaixo. Publicações onde o candidato não é o primeiro autor tem a pontuação dividida por três.
    1. Publicação em periódico A1, A2 ou B1, ou patente concedida: 5
    2. Publicação em conferência A1, A2 ou B1: 4
    3. Publicação em periódico B2, B3 ou B4: 3
    4. Publicação em conferência B2, B3 ou B4: 2
    5. Publicação em periódico ou conferência B5, C ou sem Qualis: 1
  4. O projeto e a entrevista são avaliados pela média de pontos dados pelos entrevistadores no processo de seleção, excluindo os pontos relativos a avaliação sobre a possibilidade de dedicação do candidato ao curso.
  5. Em caso de empate, o critério de desempate será dado pela maior pontuação obtida no item Produção Científica. Persistindo o empate, será considerada a maior pontuação no item Histórico Acadêmico e, em caso de novo empate a maior pontuação no item restante. Como critério final de desempate, será considerado prioritário o candidato com maior número absoluto de publicações.