Oferta de Disciplinas PPGC 2021/2

O semestre 2021/2 da UFPel terá início no dia 09 de agosto e término em 20 de novembro de 2021, totalizando 15 semanas (https://wp.ufpel.edu.br/cra/calendario-academico-2021/). As disciplinas ofertadas neste semestre serão ministradas de forma TOTALMENTE ONLINE, podendo ou não conter encontros síncronos, de acordo com os planos de ensino definidos pelos professores responsáveis.

O pedido de matrícula será feito diretamente no sistema COBALTO (exceto alunos ingressantes) entre os dias 19/07 e 23/07 de 2021. A tabela abaixo indica os horários dos encontros síncronos previstos para cada uma das disciplinas ofertadas.

Os alunos ingressantes em 2021/2 deverão observar as instruções divulgadas, junto ao resultado da seleção, para a solicitação de matrícula.

HorárioSegundaTerçaQuartaQuintaSexta
10h SEvoTEC III – RES
13h30TEC IV – TFCV TEC II – AUTUBITEC I – PSVAM
15h10FerrCAD  SEmbPAD
17h10PDI
  • PAD: Processamento de Alto Desempenho (4 créditos), Prof. Gerson Cavalheiro
  • AM(a): Aprendizado de Máquina (4 créditos), Prof. Ricardo Araújo
  • PDI(a): Processamento Digital de Imagens (4 créditos), Profs. Bruno Zatt, Guilherme Corrêa
  • SEvo(a): Sistemas Evolutivos (4 créditos), Prof. Marilton Aguiar
  • SEmb(a): Sistemas Embarcados (4 créditos), Profs. Lisane Brisolara, Júlio Mattos
  • FerrCAD: Ferramentas de CAD para Circuitos Integrados (4 créditos), Prof. Leomar Jr.
  • TEC I – PSV(b): Tópicos Especiais em Computação I –  Processamento de Sinais Visuais (2 créditos), Prof. Guilherme Corrêa, Marcelo Porto, Bruno Zatt
  • TEC II – AUTIBI(a): Computação Autônoma e Ubíqua (4 créditos), Profs. Ana Pernas, Adenauer Yamin
  • TEC III – RES: Tópicos Especiais em Computação III –  Resultados de Estudos Sistemáticos (2 créditos), Prof. Tatiana Tavares
  • TEC IV – TFCV: Tópicos Especiais em Computação IV –  Tecnologias Futuras de Codificação de Vídeo (4 créditos), Profs. Marcelo Porto, Luciano Agostini
    (a)Disponível para alunos especiais
    (b)Requer disponibilidade para participação em evento científico virtual nos dias 26 a 29 de outubro de 2021

Os alunos regulares também poderão solicitar matrícula nas atividades que seguem:

• Trabalho Individual I (2 créditos)
  • Trabalho Individual II (2 créditos)
  • Estágio Docência I (2 créditos)
  • Estágio Docência II (2 créditos)
  • Orientação de Tese de Doutorado (0 créditos): Para fins de manutenção de vínculo. Exclusivo para alunos de doutorado que não cursam outras disciplinas no semestre.
  • Orientação de Dissertação de Mestrado (0 créditos): Para fins de manutenção de vínculo. Exclusivo para alunos de mestrado que não cursam outras disciplinas no semestre.

Solicitação de Matrícula via COBALTO:

• Ao acessar o COBALTO, o discente deve acessar no menu ao lado esquerdo a opção “Aluno>>Cadastro>>Solicitação de matrícula pós”. Ao clicar, aparecerá a lista de todas as disciplinas disponíveis no semestre vigente. O discente então deve marcar as disciplinas que deseja cursar e submeter sua escolha.
  • O período para solicitação de matrícula inicia no dia 19/07 e encerra no dia 23/07/2021.
  • Depois disso, o Orientador deverá autorizar a matrícula, para que então a Coordenação do PPGC possa efetivá-la no sistema.

Solicitação de Matrícula Ingressantes 2021/2:

• Período de matrícula para ingressantes em 2021/2: do dia 19 ao dia 26 de julho de 2021.
  • As matrículas para os ingressantes 2021/2 serão realizadas de maneira virtual através do e-mail da secretaria do PPGC secretaria-ppgc@inf.ufpel.edu.br com o envio de cópia de todos os documentos solicitados no edital.
    • Complementarmente, deve ser apresentada também cópia da Certidão de Nascimento.
    • Todos os documentos originais deverão ser apresentados na secretaria do PPGC assim que as atividades presenciais forem normalizadas.
    • É recomendado aos candidatos selecionados que entrem em contato com os orientadores aos quais foram alocados antes de efetuar a matrícula com vistas a identificar as disciplinas de interesse no semestre 2021/2.