Oferta de Disciplinas PPGC 2022/1

O semestre 2022/1 do PPGC-UFPel terá início no dia 07 de março e término em 18 de junho de 2022, totalizando 15 semanas (https://wp.ufpel.edu.br/computacao/ppgc/calendario-ppgc/). As disciplinas ofertadas neste semestre serão ministradas de forma ONLINE, podendo ou não conter encontros síncronos, de acordo com os planos de ensino definidos pelos professores responsáveis. Algumas disciplinas poderão contar com atividades práticas presenciais opcionais aos alunos.

O pedido de matrícula será feito diretamente no sistema COBALTO (exceto alunos ingressantes) entre os dias 21/02 e 28/02 de 2022. A tabela abaixo indica os horários dos encontros síncronos previstos para cada uma das disciplinas ofertadas.

Os alunos ingressantes em 2022/1 deverão observar as instruções divulgadas, junto ao resultado da seleção, para a solicitação de matrícula.

HorárioSegundaTerçaQuartaQuintaSexta
8hTEC V – PI
10hLCArqC AEDMPDC
13h30PTSD FIA
15h10TCCCI  PCVSem. I e II
17h10 TEC VI – GC
  • AED(a): Algoritmos e Estruturas de Dados (4 créditos), Profs. Marilton Aguiar
  • ArqC(a): Arquitetura de Computadores (4 créditos), Profs. Marcelo Porto e Luciano Agostini
  • FIA(a): Fundamentos de Inteligência Artificial (4 créditos), Prof. Ulisses Brisolara
  • MPDC(a): Metodologia para Pesquisa e Desenvolvimento em Computação (2 créditos), Profa. Tatiana Tavares
  • CCI(a): Concepção de Circuitos Integrados (4 créditos), Prof. Leomar da Rosa Jr.
  • TC: Teoria da Computação (4 créditos), Profas. Simone e Luciana
  • LC(a): Lógica para Computação (4 créditos), Profa. Renata
  • PTSD(a): Projeto e Teste de Sistemas Digitais (4 créditos), Prof. Marcelo Porto
  • PCV(a): Princípios de Codificação de Vídeo (4 créditos), Profs. Daniel Palomino e Bruno Zatt
  • Sem. I: Seminários em Computação I (2 créditos), Prof. Gerson Cavalheiro
  • Sem. II: Seminários em Computação II (2 créditos), Prof. Gerson Cavalheiro
  • TEC V – PI: Tópicos Especiais em Computação V –  Propriedade Intelectual (2 créditos), Profs. André Reis (UFRGS) e Felipe Marques
  • TEC VI – GC(a)(b): Tópicos Especiais em Computação VI –  Geometria Computacional (4 créditos), Prof. Rafael Torchelsen
    (a)Disponível para alunos especiais
    (b)Com atividades práticas presenciais opcionais

Os alunos regulares também poderão solicitar matrícula nas atividades que seguem:

• Trabalho Individual I (2 créditos)
  • Trabalho Individual II (2 créditos)
  • Estágio Docência I (2 créditos)
  • Estágio Docência II (2 créditos)
  • Orientação de Tese de Doutorado (0 créditos): Para fins de manutenção de vínculo. Exclusivo para alunos de doutorado que não cursam outras disciplinas no semestre.
  • Orientação de Dissertação de Mestrado (0 créditos): Para fins de manutenção de vínculo. Exclusivo para alunos de mestrado que não cursam outras disciplinas no semestre.

Solicitação de Matrícula via COBALTO:

• Ao acessar o COBALTO, o discente deve acessar no menu ao lado esquerdo a opção “Aluno>>Cadastro>>Solicitação de matrícula pós”. Ao clicar, aparecerá a lista de todas as disciplinas disponíveis no semestre vigente. O discente então deve marcar as disciplinas que deseja cursar e submeter sua escolha.
  • O período para solicitação de matrícula inicia no dia 21/02 e encerra no dia 28/02/2022.
  • Depois disso, o Orientador deverá autorizar a matrícula, para que então a Coordenação do PPGC possa efetivá-la no sistema.

Solicitação de Matrícula Ingressantes 2022/1:

• Período de matrícula para ingressantes em 2022/1: do dia 01 ao dia 04 de março de 2022.
  • As matrículas para os ingressantes 2022/1 serão realizadas de maneira virtual através do e-mail da secretaria do PPGC secretaria-ppgc@inf.ufpel.edu.br com o envio de cópia de todos os documentos solicitados no edital.
    • Complementarmente, deve ser apresentada também cópia da Certidão de Nascimento.
    • Todos os documentos originais deverão ser apresentados na secretaria do PPGC assim que as atividades presenciais forem normalizadas.
    • É recomendado aos candidatos selecionados que entrem em contato com os orientadores aos quais foram alocados antes de efetuar a matrícula com vistas a identificar as disciplinas de interesse no semestre 2022/1.